quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Falta criar um prato típico para Esmoriz

Ovar viveu hoje, dia 24 de Agosto, um dos dias mais felizes da sua história ao ver um dos seus produtos gastronómicos a ser honrosamente protegido através de um despacho da Comissão Europeia. O Pão de Ló de Ovar merecia essa distinção até porque se tratava de uma causa que há muito os seus produtores defendiam, visto que tal acção legitima e salvaguarda a integridade de tal produto bem como a sua origem específica.
E em relação a Esmoriz, existirá algum prato ou produto alimentar típico que poderá ser potenciado ao ponto de se tornar característico da nossa cidade? Esta não é uma questão de fácil resolução até porque pode suscitar uma variedade de respostas para todos os gostos. Há tempos ouvíamos um cidadão vareiro a defender que a gastronomia esmorizense deveria centrar-se na criação de uma "caldeirada de enguias" à moda da Barrinha. No nosso entender, a ideia é de aproveitar, embora as espécies não possam ser extraídas da lagoa visto que esta se encontra contaminada pela poluição. O prato de enguias (estas então extraídas doutros espaços naturais até que a Barrinha seja um dia definitivamente despoluída) deveria ser "enfeitado" da forma mais original possível, e talvez aqui seria necessária a inspiração dos melhores cozinheiros cá da terra. 
Mas é claro que esta foi apenas uma sugestão. Confesso que li algures que havia actualmente um levantamento em curso das potencialidades gastronómicas de cada freguesia do município de Ovar. Seria interessante que, feito esse estudo, fossem divulgadas as respectivas conclusões. 
Esmoriz já tem quase todas as virtudes, só lhe falta adocicar o paladar dos seus visitantes com uma gastronomia especializada de elevada categoria.



Resultado de imagem para caldeirada enguias

Foto de uma tradicional "Caldeirada de Enguias".

2 comentários:

  1. Olá
    Creio que um prato com carapau pequeno e/ou médio, terá mais a ver com Esmoriz e as suas Gentes.
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto. Também seria uma óptima sugestão! Um abraço!

      Excluir