sexta-feira, 12 de agosto de 2016

O Esmoriztur "derrama" lágrimas pelo seu "irmão" Cine-Teatro de Ovar

Arrancaram-se as letras ao Cine-Teatro de Ovar! O edifício que então havia estado "morto" durante vários anos, parece que começa a assistir agora ao seu "enterro" gradual. Como já é do conhecimento público, o telhado do Cine-Teatro começou a ruir neste ano de 2016, e a situação tornou-se inclusive ameaçadora para todos aqueles que circulavam nas proximidades. A intervenção da Câmara Municipal de Ovar (tomou posse do imóvel por via administrativa) aceita-se, visto que está em causa a segurança pública dos cidadãos. O edifício chegou a um estado insustentável. Contudo, as "demolições parciais" que estão a ser feitas poderiam ser acompanhadas de potenciais estudos para uma futura reabilitação do espaço. Pensamos que aquele pólo cultural poderia albergar um museu do Carnaval, um arquivo municipal, uma galeria etnográfica e até possuir ainda uma sala que difundisse filmes marcantes da actual era cinematográfica. Apesar do Centro de Artes de Ovar se localizar nas proximidades, tal não deve, no nosso entender, ser impeditivo da reabilitação do Cine-Teatro que reivindica junto da população vareira inúmeras saudades e uma grande fonte de nostalgia. 
Quanto ao Esmoriztur, propriedade da autarquia já há vários anos (ao invés do Cine-Teatro de Ovar que pertencera até então a uma Sociedade Comercial), continua a verificar-se o cenário de abandono e degradação progressiva. Nos últimos cinco anos, não faltaram promessas para todos os gostos, mas na prática, não vislumbramos qualquer efeito real. E recordamos só aos leitores que o Esmoriztur fora outrora o principal pólo cultural da zona de Ovar-Norte - possuía um auditório majestoso com capacidade para 600 lugares. Ali actuaram conceituadas personalidades ligadas ao teatro e ao fado nacionais, e foram igualmente emitidos inúmeros filmes. O abandono deste espaço cultural, que já se regista há mais de dez anos, fez com que as colectividades da terra tivessem de se remediar com auditórios modestos. E aqui não pode haver desculpa - a Câmara Municipal de Ovar teve 10 anos para recuperar o prestígio do espaço que também pode vir a ter o mesmo destino que o seu "irmão" de Ovar, isto se ninguém agir a tempo. Por isso, pensamos que a Junta de Freguesia de Esmoriz deveria insistir junto da autarquia para tentar evitar um desfecho fatídico, semelhante àquele que se verifica agora em Ovar. Não podemos deixar que a situação se arraste por mais tempo. O edifício do Esmoriztur ainda se pode aproveitar neste preciso momento, mas se nada for feito, o espaço pode começar a ceder daqui a uns anos, e então aí restarão duas alternativas - a reconstrução ou o desaparecimento (com a última alternativa a ser a mais provável, se chegarmos a esse ponto!)
Quanto ao executivo municipal, tem aqui uma excelente oportunidade de provar a todos nós que consegue reabilitar estes espaços, mostrando que a sua actuação vai muito além das tradicionais festividades e que consegue ser diferente face aos antecessores que não fizeram o suficiente no dossier da reabilitação dos espaços culturais. Se cumprirem o que prometeram em relação ao Esmoriztur e se abrirem ainda caminho para uma eventual requalificação do Cine-Teatro de Ovar, aí sim merecerão o reconhecimento das respectivas comunidades.
Mas por favor, pedimos aos autarcas (actuais e posteriores) para que não nos arranquem as letras do Esmoriztur!





Foto da nossa autoria




Nenhum comentário:

Postar um comentário