terça-feira, 11 de outubro de 2016

Apoio financeiro às freguesias origina guerra entre PSD e PS em Ovar

Resultado de imagem para assembleia municipal ovarMeus senhores, está o caldo entornado em Ovar. Claro que os responsáveis por tal "entornamento" não hesitam em apontar o dedo uns aos outros. Nada de novo. Vamos já de seguida aos factos.
Tudo terá acontecido no âmbito de uma sessão da assembleia municipal decorrida na semana anterior que desencadeou o surgimento de diversos atritos. Em comunicado, o PSD Ovar acusou imediatamente os presidentes socialistas da União de Freguesias de Ovar (Bruno Oliveira) e de Válega (Jaime Almeida) de terem votado contra a proposta social-democrata que previa um reforço do investimento de 250 mil euros a ser distribuído pelas freguesias integrantes do concelho (isto é, 50 mil para cada uma). O PSD acusa mesmo estas duas personalidades de "atitude politiqueira" e de prejudicar os interesses das comunidades que representam. 
Por seu turno, o PS Ovar já respondeu, alegando que a autarquia de Ovar pouco tem contribuído para fomentar a coesão territorial do concelho. Os socialistas acusam Salvador Malheiro de não fazer nenhum acto digno na defesa das freguesias e de não proceder a um tratamento equitativo. O principal partido da oposição local afirma mesmo que a verba de 50 mil euros só foi disponibilizada às freguesias de Esmoriz, Cortegaça, Maceda e Válega, relegando a atribuição de apenas 12 500 euros para cada localidade da União de Freguesias de Ovar (aquele será assim o valor distribuído pelas quatro localidades que a integram - Ovar, S. João, S. Vicente Pereira e Arada; contudo, ao todo, o valor somado dará na mesma os 50 mil, verba a ser cedida à União de Freguesias de Ovar) uma quantia que os socialistas consideram ser injusta e desproporcional tendo em conta a dimensão daquela área central do município. 
Em termos de considerações finais da nossa parte, é justo realçar que a proposta do PSD em Assembleia Municipal acabou por ser aprovada com os votos favoráveis dos sociais-democratas, pelo que todas as freguesias serão, mesmo com os votos desfavoráveis dos responsáveis socialistas, beneficiadas com um reforço do investimento. Todavia, esta história prova claramente que já se começam a sentir os primeiros indícios da chegada em breve das eleições autárquicas em 2017. Já falta menos de um ano, e claro que o tacticismo político começa a imperar, e de que forma!
Nesta história, não há santos nem heróis. É mais uma birrinha, a do costume! Vou procurar ser claro. Os socialistas têm o direito de não se reverem nesta gestão autárquica, mas não me parece ser muito correcto recusar a atribuição de um apoio financeiro que até lhes poderia ser bastante útil para encetar algumas intervenções necessárias nas suas freguesias. Aliás, os respectivos presidentes de freguesia até poderiam retirar "louros" ou "dividendos" a seu favor neste último ano de mandato, recorrendo a tal fonte de receita. É claro que, a ser verdade, a verba de 12 500 euros é diminuta para cada uma das quatro localidades da União de Freguesias de Ovar, mas também Esmoriz durante muitos anos foi penalizado em condições similares, sendo apenas tratado como um vilarejo situado a norte do concelho. Mas sim, os socialistas até podem ter alguma razão quando reivindicam igualdade de tratamento para todas as freguesias (que, no seu entender, são oito e não cinco!), mas isso não é motivo suficiente para justificar a recusa de qualquer apoio proveniente da autarquia. Nos tempos que correm, o dinheiro faz sempre muita falta, e os partidarismos devem ser postos de lado para então se favorecerem as comunidades. É triste, muito triste quando isso não se sucede. 
Por seu turno, os sociais-democratas podem até ter a maior parte da razão do seu lado neste episódio (e até porque o actual executivo tem o mérito de ter reforçado os apoios às freguesias durante este mandato), mas não creio que tenham muita moral para falar em atitude politiqueira ou pura demagogia, até porque me vêm à cabeça alguns acontecimentos dum passado recente. 
E quanto a si, caro leitor, comece a habituar-se - isto até às eleições autárquicas de 2017 vai ser sempre assim! Só mudarão os pretextos!
Lavadeiras, comecem a lavar a roupa suja na ribeira!

Foto - Ovar Novos Rumos

PS - Não obstante, reconheço que, a um nível geral, os cinco presidentes de freguesia deste concelho têm desenvolvido um bom trabalho em prol das suas comunidades. Aliás, não é este episódio que coloca em causa a sua credibilidade, embora discordemos da decisão tomada por dois presidentes. 

Um comentário: