segunda-feira, 15 de maio de 2017

Comissão de Melhoramentos de Esmoriz deu início aos festejos dos 30 anos da rádio Voz de Esmoriz com dois eventos (reportagem do Jornal A Voz de Esmoriz)



Comissão de Melhoramentos promoveu Tertúlia “Viva Quem Canta”

No passado dia 29 de Março, a Comissão de Melhoramentos de Esmoriz promoveu uma tertúlia ou serão cultural no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz, de forma a assinalar a celebração dos 30 anos da Rádio Voz de Esmoriz. O evento pautou-se pela confluência de várias vozes e estilos musicais, desde o fado à música country, passando também um pouco pelo rock e pela música tradicional portuguesa. Por outro lado, não faltaram ainda momentos reservados à declamação de poemas, bem como houve igualmente uma encenação teatral comediante encetada pelo Grupo de Teatro Renascer. Em suma, a Tertúlia pautou-se por um inequívoco sucesso, congregando diversas expressões de arte e motivando a afluência considerável dos cidadãos que viabilizaram uma boa casa naquela noite. Mais de cem espectadores terão estado presentes no auditório local. 
Dentro deste contexto, e no panorama musical, individual ou colectivo, actuariam alguns vultos bem conhecidos da nossa região tais como: Agostinho Fardilha, Mário Luís e Emanuel Pinto (este inicialmente no piano e depois apresentando individualmente, através do seu canto, os seus temas mais recentes), o Grupo de Baladas Nostalgia (com Artur Brito, Maria Clara Pinheiro e Manuel Brito a cantarem melodias tradicionais, evocando nomes como Luiz Goes, Pedro Barroso ou Cesária Évora), Monsieur André Dupont (animou com as suas canções em francês), Rúben Pinto (também apresentou os seus trabalhos mais recentes), Rui Tavares (um jovem talento na arte do canto e do violino), e por fim, o Grupo Capas Negras evidenciou-se com uma "Desgarrada" (declamação musical de uma série de quadras populares satíricas da autoria do poeta António Aleixo) e com os célebres fados de Coimbra.
Na poesia, Fernando Sousa recitou com a sua natural expressividade, enquanto o escritor Francisco Pinho declamou versos sobre a Barrinha de Esmoriz.
Quanto à performance teatral, é de realçar a apresentação de um excerto da peça comediante "As Minhas Sogras" que foi então protagonizada pelo Grupo de Teatro Renascer.
O dia era de festa, mas também de história. Por isso, Agostinho Fardilha, Presidente da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, não deixou de louvar a coragem e o arrojo que Orlando Santos, então fundador da Rádio Voz de Esmoriz a 29 de Março de 1987 (embora inicialmente numa génese pirata – prova dum nascimento algo conturbado), empreendeu em prol da sua comunidade através deste seu novo projecto ousado que ainda hoje perdura, servindo com rigor e isenção a comunidade esmorizense. Sempre que o nome de Orlando era pronunciado por cada um dos protagonistas, soltavam-se imediatamente vários aplausos provenientes do público. Na plateia, esteve também presente Ângela Santos, esposa e viúva do então falecido fundador da Rádio Voz de Esmoriz, a qual assistiu comovida a toda aquela homenagem. 
O encerramento das actividades decorreria posteriormente no átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz, onde foi inaugurada uma exposição de equipamentos primitivos e de fotografias marcantes da Rádio Voz de Esmoriz. Houve ainda um grande bolo e muitas bebidas para todos os que desejaram celebrar o momento. Estiveram ainda presentes muitas personalidades bem conhecidas da cidade de Esmoriz e do concelho de Ovar.




Imagem nº 1 - Actuação do Grupo de Baladas Nostalgia fez deslumbrar a plateia.
Foto da autoria de Normando Ramos (Comissão de Melhoramentos de Esmoriz)





Imagem nº 2 - O Grupo Capas Negras deu o exemplo, cantando uns belos fados de Coimbra.
Foto da autoria de Normando Ramos (Comissão de Melhoramentos de Esmoriz)




Exposição sobre a Rádio Voz de Esmoriz propôs um regresso às suas origens

À semelhança do que havia acontecido no ano anterior, no âmbito das celebrações dos 60 anos do Jornal A Voz de Esmoriz (1956-2016), a Comissão de Melhoramentos de Esmoriz voltou a promover, neste ano de 2017, uma nova exposição no átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz, desta feita, com a intenção de assinalar os 30 anos da Rádio Voz de Esmoriz (1987-2017). A mencionada exposição foi inaugurada a 29 de Março, vigorando até meados de Abril. Mais uma vez, toda aquela amostra seria visitada por centenas de pessoas que conheceram um pouco da história da sua rádio local, observando ainda os seus equipamentos mais antigos.
Neste âmbito, a exposição reunia diversos materiais, maioritariamente datados das décadas de 80 e 90, a saber: gravadores, gira-discos, rádios diferenciados, colunas de som, leitor de cassetes de áudio, mesas de mistura, gravadores de bobines, amplificadores, discos antigos, etc.
Por outro lado, podiam ser ainda contemplados dois painéis, onde proliferavam fotografias antigas que nos remetiam para momentos decisivos e personalidades influentes que foram parte integrante do sucesso da Rádio Voz de Esmoriz.
Numa posição mais central da exposição, reivindicava especial destaque o retrato de Orlando Santos, fundador da nossa rádio em 29 de Março de 1987, embora numa génese pirata. Além disso, devemos ainda realçar a presença de um alvará, datado de 9 de Maio de 1989, o qual legitimava ou autorizava oficialmente o exercício da actividade de radiodifusão da nossa rádio. Recorde-se que inicialmente a primeira linha emissora da Rádio Voz de Esmoriz era 90.5, mudando para 93.1 após a sua legalização. 
A exposição propôs assim um regresso às origens, isto é, ao final da década de 80, demonstrando que o sonho da criação de uma rádio em Esmoriz muito se deveu à criatividade, perseverança e sabedoria de Orlando Santos. Os primeiros tempos seriam conturbados, mas o legado de Orlando Santos triunfaria e resistiria até aos dias de hoje, honrando a identidade colectiva do povo esmorizense e defendendo assim os interesses dos cidadãos. 
A Rádio Voz de Esmoriz apresenta hoje vários programas de qualidade, e no seu vasto repertório histórico, encontramos facilmente menção a vários acontecimentos de elevada importância. Sim, o esforço visionário de Orlando Santos valera a pena!





Imagem nº 3 - Vários aparelhos antigos foram apresentados na exposição. Uma mesa de mistura da década de 80.
Foto da autoria de Normando Ramos (Comissão de Melhoramentos de Esmoriz)




Imagem nº 4 - Discos antigos que fizeram sucesso na nossa rádio.
Foto da autoria de Normando Ramos (Comissão de Melhoramentos de Esmoriz)



Artigos publicados, em primeira mão, pelo Jornal A Voz de Esmoriz. Edição de 25 de Abril de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário