segunda-feira, 22 de maio de 2017

Universidade Sénior organizou Sarau da Primavera

No passado dia 1 de Abril, a Universidade Sénior de Esmoriz voltou a promover o Sarau da Primavera, no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz. Ao todo, estiveram cerca de 150 espectadores que testemunharam a pujança e a determinação exemplares dos alunos séniores. Os trabalhos de apresentação e condução do evento estiveram a cargo de Agostinho Fardilha e Célia Regina. 
No início do Sarau, actuaria o Grupo Musical da Universidade Sénior de Esmoriz que, sob a batuta de Rúben Pinto, cantaria quatro temas, a saber: o “Hino da Universidade Sénior de Esmoriz”, “À meia-noite ao luar”, “Ó Rama” e “Ó Fevereiro”. Seguiu-se depois a turma de Cavaquinhos que interpretou um Medley Tradicional com iniciação a dois acordes. 
A turma de Língua e Cultura Portuguesa, orientada pela Professora Rosário Silva, recitou e cruzou poemas de autores consagrados tais como António Nobre, Sophia de Mello Breyner, Cecília Meireles, Frederico de Brito, António Botto. 
Antes da chegada do intervalo, houve ainda tempo para a projecção de um vídeo que evidenciava uma sucessão de fotografias inerentes aos diversos eventos ou iniciativas em que os alunos da Universidade Sénior de Esmoriz haviam participado ao longo do ano lectivo de 2016/2017. 
O intervalo permitiu a todos um convívio salutar, podendo os participantes petiscar um pouco das doçarias que se achavam à entrada do auditório. Além disso, foi possível observar uma exposição da Sweet Pea Fotografia que exibia, nas paredes do mencionado auditório, um repertório fotográfico que nos remetia para momentos familiares especiais. 
Na segunda parte do Sarau, a Turma de Guitarras, liderada por Rúben Pinto, procurou honrar uma composição de Eric Clapton, um dos maiores guitarristas da história do rock. 
Por seu turno, a turma de Inglês, ministrada pelo Prof. Lisandro Castro, prestou uma verdadeira homenagem a Bob Dylan, cantor e escritor norte-americano, vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 2016. Os alunos seniores recitaram, de forma intercalada e gradual, os versos da mítica música “Forever Young” (“Eternamente Jovem”), a qual revela os desejos do então lendário músico reservados para o seu primeiro filho que tinha acabado de nascer, veiculando uma mensagem de amor, força e coragem.
De seguida, tivemos a participação da Turma B de Cavaquinhos que se dedicou ao Meddley Tradicional com iniciação ao 3º dedo. 
Houve ainda tempo para grandes momentos poéticos. Dentro deste contexto, Agostinho Fardilha, Lurdes Ferreira, Cristina Oliveira, Helena Monteiro, Lurdes Luís, Arlindo Vicente, Águeda Neiva e Joaquim Cardoso apresentaram os seus próprios versos que haviam então elaborado.
O último grupo a actuar seria a Turma Sénior de Ginástica que, sob a representação da Professora Maria Costa, efectuou diversos exercícios físicos ao som de variadas músicas animadas.
No encerramento oficial do Sarau da Primavera, Sara Oliveira, Coordenadora da Universidade Sénior de Esmoriz, enalteceu a disponibilidade e o afinco dos professores, vincando também o espírito de juventude, a graciosidade e o trabalho de equipa dos alunos seniores. Por seu turno, António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, sublinhou a dinâmica, a energia e o ritmo da Universidade Sénior de Esmoriz, felicitando o papel desenvolvido por Sara Oliveira e por Paula Araújo. Por fim, Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, destacou o exemplo de vontade e humildade dos seniores em quererem aprender novos conteúdos e artes, reforçando a ideia de que a Universidade Sénior de Esmoriz é hoje um caso de sucesso.














Reportagem retirada da anterior edição do Jornal A Voz de Esmoriz referente ao mês de Abril. As fotografias foram extraídas da Página Oficial da Universidade Sénior de Esmoriz no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário