quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Agosto é sempre um mês diferente

O mês de Agosto traz consigo poemas de felicidade à cidade de Esmoriz. Apeada de gente à beira-mar, a cidade torna-se num destino turístico de respeito para muita gente. Sentamo-nos numa esplanada à beira-mar para desfrutar do areal que nos se depara. O calor aperta, uns deixam-se mesmo “tostar” porque desejam a idílica morenura. Outros, como é o nosso caso, procuramos espaços mais protegidos em que a sombra ajuda a atenuar os efeitos da exposição solar. Ali ingerimos uma simples bebida e contemplamos a paisagem. 
Na Praia da Barrinha, há contentores que favorecem a reciclagem, uma pequena estrutura própria para assegurar a diversão das crianças, bancos para os banhistas se sentarem, e claro, “campos” de voleibol para quem deseje praticar desporto. Naquela praia, ainda não existem namoradeiras. A primeira foi, para já, erguida na Praia dos Pescadores, mais a sul. Dizem que outras se seguirão em breve.
Mas voltando à esplanada e, em concreto, ao miradouro que desta experiencio, observo um denso frenesim social no areal. Os mais velhos jogam cartas e conversam sobre as suas próprias vidas quotidianas, os adultos de média idade fazem caminhadas até Paramos, os adolescentes jogam voleibol ou aventuram-se no mar com alguma ousadia (embora a cautela deva ser tida em conta nos dias em que o mar está mais traiçoeiro), e as crianças jogam raquetes ou até constroem castelos de areia. Há alegria, diversão e claro, todos ficam rendidos à extensão e à qualidade da Praia da Barrinha.
Outros saem da praia para fazerem caminhadas saudáveis ou pequenos treinos de corrida/marcha nos passadiços da Barrinha de Esmoriz. 
Também a presença de surfistas de diversas nacionalidades, integrados nas escolas da modalidade instaladas na nossa terra, ajuda a internacionalizar o prestígio da nossa zona à beira-mar.
No parque de lazer junto à Praia da Barrinha, muitos são os que se concentram nos bancos “amurados” situados em defronte. A maior parte são pessoas de idade que não resistem em mirar o mar e até em desenterrar memórias inesquecíveis do passado. 
A Praia do Cantinho continua a ser uma referência devido às suas águas mansas. A sua pequena porção de areal não permite a sua ocupação permanente por parte de vários banhistas, mas mesmo assim, são inúmeras as pessoas que ali não resistem em dar um salto para tomarem banho. Por exemplo, várias crianças dos jardins-de-infância e do ensino pré-escolar vão ali preferencialmente refrescar-se!
A Praia dos Pescadores está mais isolada, e claro que, mesmo que possamos sair da esplanada de onde nos encontramos, teremos de caminhar um pouco até chegar ao seu destino. Contudo, já lá fomos algumas vezes neste Verão. A namoradeira, como disséramos, é agora a principal novidade, estrutura que permite aos cidadãos sentarem-se para vislumbrarem confortavelmente o mar. A Praia dos Pescadores tem um pequeno toque algarvio, cercada por rochedos e até envolvida nas suas extremidades por algas. À sua entrada, vemos barcos que nos remetem para a tradição da Arte Xávega, o que confere mais simbolismo a este areal.
Existem mais outros cartões-de-visita em Esmoriz (casos do Parque Ambiental do Buçaquinho, da tanoaria ou dos próprios palheiros), mas em Agosto, altura de férias para portugueses, estrangeiros e emigrantes, as nossas Praias têm o condão mágico de incrementar o fluxo turístico em torno da nossa cidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário