segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Câmara Oculta XIX

Esmoriz também dá um ar da sua graça quando falamos de arte fúnebre. Quando caminhamos junto à Avenida 29 de Março, enxergamos de imediato a fachada traseira de um jazigo, então decorada pela arte da azulejaria. 
Não somos peritos na interpretação desta imagem. Todavia, observamos uma senhora bem como algo que aparenta ser alusão a uma planta que talvez signifique a crença cristã na ressurreição, isto se existir uma mensagem religiosa aquando daquela realização criativa.
Certo é que aquela senhora, mesmo que fictícia, ali está todos os dias talvez para cuidar do jazigo e das almas que ali repousam. É o símbolo daquela pequena moradia funerária, e chama a atenção de condutores e peões da avenida ou eixo viário que atravessa o centro da cidade de Esmoriz. Será ela o "rosto" do cemitério de Esmoriz e a derradeira "guardiã" dos vestígios de arte que aquele espaço ainda logra conservar de forma discreta?
Existindo ou não uma conotação religiosa, a verdade é que este azulejo é um exemplo curioso que mereceu assim alguma atenção nesta nossa pequena rubrica que decidimos criar neste ano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário