segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Reportagem Fotográfica da Procissão junto à Capela da Praia (Parte II - Os Andores da Fé Esmorizense)

Centenárias são as festas em honra de Nosso Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora da Boa Viagem que se realizam em Esmoriz e que atraem, ano após ano, inúmeras multidões. O seu expoente máximo ocorre quando, nos domingos à tarde, vem para a rua a sua majestosa procissão religiosa. São dezenas de andores transportados por crentes incansáveis que resistem ao desgaste do peso da estrutura e ao calor impiedoso que, muitas vezes, se faz sentir. Procuram eles servir a Deus e até a própria comunidade, suplicando pela intercessão divina. Os demais expectadores fazem o mesmo exercício - veneram todo aquele desfilar de santos e padroeiros, aguardando por alguma retribuição divina que alivie os fardos mundanos que enfrentam.
Como já mencionamos, os andores desta festividade transportavam santos e vultos religiosos variados, de entre os quais, podemos destacar, em primeiro plano, os padroeiros desta Festa do Mar em específico, a saber, o Nosso Senhor dos Aflitos e a Nossa Senhora da Boa Viagem. Mais há mais figuras esculpidas que podemos acrescentar e que fizeram parte deste "cortejo religioso": Santa Maria de Esmoriz, São Francisco Marto (um dos três pastorinhos de Fátima), Santa Luzia (padroeira dos oftalmologistas e daqueles que têm problemas de visão, martirizada no tempo do Imperador Romano Diocleciano), Santa Inês (também vítima das perseguições de Diocleciano, dado que se recusou a renunciar à fé cristã e a entregar o seu coração aos jovens da nobreza romana; padroeira dos noivos, da castidade e dos jardineiros), São Rafael (arcanjo de Deus que, segundo os textos sagrados, procedia a vários tipos de cura, além de transmitir mensagens), São João (um dos doze apóstolos de Jesus), São José (Pai de Jesus), Menino Jesus de Praga, São Jorge (soldado romano que serviu a Diocleciano e que também viria a ser martirizado por este, dado que não renegaria ao Cristianismo;  é imortalizado na lenda em que mata o dragão/demónio que simbolizava a idolatria), Nossa Senhora da Assunção (Padroeira Oficial da Cidade de Esmoriz), São Marçal (Padroeiro dos Bombeiros; bispo de Limoges que procurara evangelizar a Aquitânia, na antiga Gália Romana) e São Francisco de Assis (pregador cristão, imbuído de grande pureza e bondade, que fundou, na Idade Média, uma das maiores ordens religiosas que viria a assentar nos princípios de humildade, altruísmo e defesa da pobreza material como meio basilar para a virtude, imitando assim o exemplo de Jesus Cristo). 
Todas estas imagens foram adoradas durante o percurso estabelecido entre a Igreja Matriz de Esmoriz e a Capela de Nosso Senhor dos Aflitos. Foram depois expostas para adoração ou visualização neste último templo (bem como na capelinha mortuária adjacente) que rapidamente se encheu de fiéis.
Nunca é demais realçar a beleza dos ornamentos florais que encantam qualquer visitante. 




































































Nenhum comentário:

Postar um comentário