segunda-feira, 19 de março de 2012

A nossa análise à Feira da Primavera

No dia 17 de Março, realizou-se a Feira da Primavera na Escola E.B. 2/3 Florbela Espanca. Tratou-se duma iniciativa cultural previamente divulgada pelos seus responsáveis e colaboradores. Dentro deste contexto, encontramos panfletos afixados em cafés reputados, na junta de freguesia, na paróquia e até se efectuou publicidade ao evento nos próprios meios da Internet. Por outro lado, os responsáveis desta iniciativa esforçaram-se para que tudo fosse devidamente preparado (saliente-se aqui o papel essencial dos funcionários deste estabelecimento de ensino). Por isso, esta iniciativa prometia ser um sucesso.
Quando chegamos ao grande dia, a chuva surpreendeu logo pelas 8 horas e prometia colocar em causa toda a organização deste evento. Inclusive, temia-se que alguns artesãos e colaboradores de outras regiões de Aveiro não pudessem comparecer, tendo em conta as condições climatéricas pouco propícias. Todavia, o Sol voltaria duas horas depois, desta vez para permanecer até ao final do dia. 
A diversidade cultural fora uma realidade que os visitantes puderam absorver. Como já referimos, vieram artesãos especialistas no fabrico de determinadas peças que podiam ser revestidas de variadas matérias (madeira, xisto, azulejo...). Estes senhores explicaram também a arte do seu ofício a jovens e adultos curiosos sobre a sua actividade. Por isso, esta iniciativa foi enriquecedora, do ponto de vista artístico. 
Nesta feira, foram então montadas diversas cabanas. Umas eram destinadas à venda de objectos em madeira, azulejo ou xisto. Outras serviam as necessidades alimentares dos visitantes (venderam-se bolos diversos, hortaliças, compotas e até fruta!). Por fim, existiam ainda tendas que vendiam plantas e tecidos variados. O espírito de feira esteve então devidamente presente.
Para além destas tendas, tínhamos um pequeno bar, montado em forma de barril, que transaccionava cafés e sumos. Todavia, as surpresas ainda não ficariam por aqui. Foram vislumbradas ainda duas exposições - uma fornecia imagens de quadros sobre a Barrinha (o grande património natural de Esmoriz), enquanto que outra, apresentava os melhores trabalhos de matemática realizados naquele estabelecimento de ensino. Variedade foi algo que não faltou e que deu um brilho interessante a este empreendimento.
De facto, a iniciativa foi um sucesso. Da parte da manhã, estimamos uma comparência a rondar os 250-300 visitantes, com idades variadas. Não pudemos presenciar esta actividade cultural à tarde por motivos alheios, todavia é bem possível que o número de curiosos possa ter chegado aos 500, durante o dia inteiro. Por isso, o Grupo de Ciências Naturais conseguiu cativar os esmorizenses para este evento cultural, o que se traduzirá na obtenção duma receita considerável (proveniente da venda de produtos) que será, por seu turno, canalizada para a aquisição de material destinado à referida escola. Como remate final, é caso para salientar - Todos saíram a ganhar!



escola.jpg
Imagem da Escola Florbela Espanca - Estabelecimento que acolheu a Feira da Primavera
Retirado de: http://www.faroldanossaterra.net/alunos-da-eb-23-florbela-espanca-de-esmoriz-homenagearam-empenho-de-professor/, (19-03-2012).



Nenhum comentário:

Postar um comentário