sexta-feira, 30 de março de 2012

Nova Sondagem - A cidade de Esmoriz justifica município?

Apesar do início da sua caminhada histórica remontar à época medieval, a verdade é que Esmoriz somaria os seus maiores feitos no século XX. Em 29 de Março de 1955, alcançaria o estatuto de vila e, em 2 de Junho de 1993, receberia a honra de cidade. Todavia, esta ascensão continuaria a ser insuficiente na opinião de alguns esmorizenses que reivindicavam agora a elevação a município da nossa localidade. 
No ano de 2003, Esmoriz completava um leque de terras (composto também por Fátima, Samora Correia e Canas de Senhorim) que aspirava a tais voos. Todavia, nenhuma delas atingiria o objectivo ambicionado.
Praticamente já passaram 10 anos e a questão impõe-se: Será que Esmoriz tem argumentos que lhe permitam sonhar com o estatuto concelhio? Ou será uma pura ilusão que não fazia qualquer sentido alimentar? 
Se repararem em todas as edições do Jornal Voz de Esmoriz observamos sempre em letras bem maiúsculas - Cidade justifica Município. Mesmo, quando na actualidade, se pensa em diminuir drasticamente o número de concelhos e freguesias devido à crise económica! Mais uma vez, a questão impõe-se - Será que os nossos colegas do Jornal Voz de Esmoriz têm ainda algum fundamento para manter esta propaganda?
Mesmo assim, gostaríamos de saber qual é a opinião dos esmorizenses e também doutros habitantes que conheçam bem a nossa terra. Em baixo, deixamos quatro argumentos a favor do estatuto concelhio de Esmoriz e outros quatro contra-argumentos.  


Argumentos a favor da propaganda - "Esmoriz a concelho":
  • Diversas funcionalidades proporcionadas à comunidade (Bombeiros, Correio, Rádio e Jornal da Terra, Loja do Cidadão, Posto da GNR, Ginásios Desportivos, Bons Estabelecimentos de Ensino, Centro de Saúde, Alguns Hipermercados, Estação ferroviária, Praia de Bandeira Azul...).
  • Monumentos relacionados com as actividades tradicionais da  nossa cidade (casos dos Monumentos do Tanoeiro e das Companhas/Pescadores).
  • População na ordem dos 11 000 (superior por exemplo a alguns municípios tais como Melgaço, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira, Terras de Bouro, Mondim de Basto, Ribeira de Pena...)
  • Uma tradição e uma história rica. Esmoriz teria já um porto na época medieval o que era raríssimo no reino de Portugal dessas eras mais remotas. A ligação histórica da nossa comunidade à pesca e à indústria tanoeira é outra realidade específica que marcou o nosso espaço.

Contra-argumentos, lesando as intenções da ascensão de Esmoriz ao estatuto municipal:

  • A pasmaceira que se apoderou de Esmoriz nos últimos 15 anos. A localidade, após anos de evolução, parece ter parado no tempo. Pouco se tem feito pela nossa terra nos últimos tempos. Um espaço que deseja ser concelho tem que assegurar o seu próprio desenvolvimento.
  • Ausência duma estrutura de elevada visibilidade para a nossa comunidade (por ex: Tribunal, Hospital,   Grande Superfície Comercial...).
  • Incapacidade de resolução autónoma dos problemas que afectam a comunidade. Dependência face ao exterior (fundos da autarquia, Estado e até União Europeia).
  • Dimensão reduzida do seu espaço citadino.



Imagem aérea sobre a Barrinha e a Praia de Esmoriz.


Fontes consultadas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário