terça-feira, 20 de março de 2012

Reflexões sobre o novo Campo de Formação dos Bombeiros

A assembleia da Junta Freguesia de Esmoriz tinha já deliberado, no dia 28 de Dezembro de 2011, a cedência, por 25 anos, duma parcela de terreno da Feira da Revenda aos Bombeiros da nossa localidade. A extensão dessa mesma parcela rondará os 5 mil metros quadrados e encontra-se numa zona não utilizada pelos feirantes. Neste mês de Março, os soldados da paz esmorizenses começaram já a delimitar o terreno que será então utilizado para os seus próprios treinos e simulações de socorro.
Apesar de concordarmos com a necessidade dos bombeiros terem o seu próprio terreno para encetar as diversas situações que poderão enfrentar diariamente, cremos que o espaço eleito para tais procedimentos não será o mais adequado. Estamos a falar duma parcela que está muito próxima de um dos afluentes da Barrinha de Esmoriz bem como de um espaço verde que faz parte do meio envolvente daquele património natural da nossa cidade. É verdade que ainda desconhecemos o tipo de simulações que serão efectuadas nesse novo campo dos Bombeiros, mas é bom que as mesmas não originem consequências nefastas a nível ambiental. Todos temos consciência do estado crítico em que se encontra a nossa lagoa e o ideal seria, pelo menos, não complicar ainda mais a conjuntura negra que todos tão bem conhecemos!
Em jeito de conclusão, pensamos que os bombeiros deveriam encontrar um espaço mais isolado das zonas urbanas e dos espaços ambientais que se encontrem já num estado vulnerável. 




Imagem 1 - Campo de treinos dos bombeiros já delimitado com redes. Repare-se no arvoredo (pertencente ao meio envolvente da Barrinha) que rodeia todo aquele espaço.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz




Imagem 2 - Este riacho, cujos níveis de água podem ser variados, encontra-se junto ao novo campo de formação dos Bombeiros e tem ligação com a Barrinha/Lagoa de Esmoriz/Paramos.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz



Fontes Consultadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário