quarta-feira, 21 de março de 2012

Tragédia no concelho de Ovar investigada pela GNR de Esmoriz

José Oliveira, de 54 anos, costumava utilizar uma mota nas deslocações que efectuava entre a sua casa e o  local de trabalho (era operário duma empresa têxtil de Cortegaça!). Contudo, no dia 19 de Março (anteontem), este senhor decidiu abdicar da motorizada devido a uma avaria recente, e por isso, recorreu à utilização duma bicicleta para realizar o mesmo trajecto. Esta sua nova experiência conheceria um resultado catastrófico, aquando do seu regresso ao seu domicílio, sendo atropelado perto da meia noite junto a um cruzamento localizado em Cortegaça. José de Oliveira fora projectado cerca de 10 metros, segundo uma testemunha que presenciara a ocorrência. A condutora permaneceu no local e foi ouvida pela GNR de Esmoriz. Por seu turno, a vítima não teria morte imediata e foi ainda transportada pelos Bombeiros de Esmoriz para o hospital de Vila Nova de Gaia, contudo não resistiria aos ferimentos, falecendo ontem de manhã (dia 20 de Março).
A GNR de Esmoriz continua a averiguar o caso para apurar responsabilidades. É verdade que a condutora poderá alegar a fraca visibilidade típica da escuridão da noite bem como o azar do sucedido, todavia é necessário verificar se esta senhora cometeu alguma infracção que poderá ter sido fatal no desfecho deste caso. Por isso, a palavra está do lado das autoridades que procurarão descobrir todos os pormenores que rodearam esta infeliz tragédia.


 

O local onde ocorreu a tragédia - Trata-se dum cruzamento da EN 109 em Cortegaça (e não em Maceda, como chega a referir o Correio da Manhã no primeiro parágrafo da notícia. Graças à indicação dum leitor e do Diário de Aveiro, confirma-se que de facto a tragédia ocorreu no local evidenciado pela imagem apresentada).

Fontes consultadas:

3 comentários:

  1. Desculpem, este local da foto não é em Maceda.
    É em Cortegaça, junto aos CTT e à churrascaria Pombo, que se vê na foto...

    ResponderExcluir
  2. Antes demais, não tem de pedir desculpa, visto que fez bem em alertar para essa questão. Muito sinceramente, tem toda a razão e foi, de facto, um pormenor que me passou ao lado! Todavia existe uma confusão entre as fontes que consultei porque quase todas elas dizem que o acidente ocorreu em Maceda, mas o Correio da Manhã revela essa imagem no artigo que de facto se reporta a Cortegaça.

    Efectuei uma nova consulta e o Diário de Aveiro (mais actualizado e informado sobre os acontecimentos do nosso distrito) confirma que o acontecimento não se deu em Maceda, mas sim em Cortegaça! O erro vinha já do Correio da Manhã, mas a responsabilidade também é minha porque não reparei nessa contradição! E por isso, agradeço que me tenha alertado para esse lapso! Também agradeço, desde já, a sua visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Olá

    « É verdade que a condutora poderá alegar a fraca visibilidade típica da escuridão da noite bem como o azar do sucedido, todavia é necessário verificar se esta senhora cometeu alguma infracção que poderá ter sido fatal no desfecho deste caso.»

    Claro que sim, verificar se a condutora teve culpa, ou se, pelo contrário, esta recai no ciclista.

    Sinceras condolências à família da vítima.

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir