segunda-feira, 1 de junho de 2015

Comunicado do Movimento Cívico Pró-Barrinha sobre as vindouras obras de reabilitação da Barrinha

Finalmente parece que, desta vez, das promessas se vai aos atos!
O anúncio do concurso da empreitada do projeto da requalificação, há tantos anos anunciada, da Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos, faz-nos mesmo acreditar.
Foi a partir de Agosto de 2000 que a comunicação social em geral, a começar pelas televisões, fez eco dos protestos do Povo dirigidos pelo Movimento Cívico Pró Barrinha, tanto por entrevistas como por um abaixo assinado. popular, contra a terrível poluição da lagoa.
E em Novembro do mesmo ano, o Primeiro Ministro de então, António Guterres e o Ministro do Ambiente José Sócrates, deslocaram-se à Barrinha, em pompa e circunstância, declarando a sua recuperação em 3 anos com um gasto de 5 milhões de contos (25 milhões de euros).
Não passou de promessas, mas a insistência do MCPB através da Comunicação Social e a movimentação das autarquias provocou o pedido de comparticipação de Bruxelas, já no Governo de Durão Barroso. Então o saneamento básico em falta das freguesias limítrofes foi-se concretizando. Ao mesmo tempo foi eliminada a Etar de Esmoriz/Cortegaça (hoje excelente Parque Ambiental do Buçaquinho), construídas estações elevatórias e condutas para a Etar de Paramos depois de ampliada e modernizada.
No entanto ainda faltam ligações à rede, há despejos industriais e domésticos para as Linhas de Água que desaguam na Barrinha, considerados crimes ambientais que afetam a natureza e o ser humano.
O lançamento a concurso do projeto de requalificação anunciado pelo atual Presidente da Cãmara de Ovar, Salvador Malheiro, é na verdade excelente notícia.
O projeto é intenso e, esperando que se inicie após o próximo verão, insistimos em três pontos que consideramos essenciais:
1. Eliminação já das fontes poluidoras agindo a Autoridade no cumprimento da Lei que prevê pesadas coimas (em defesa afinal do próprio ser humano);
2. Construção da Ponte sobre a Lagoa ,ligando com passadiços Esmoriz/Paramos.( Existem ainda os chamados Pegões da Ponte à qual se refere Júlio Dinis no seu romance O Canto da Sereia).
3: Que outros pontos previstos no Projeto não prejudiquem a riqueza da avifauna e da flora, pormenor muito importante a ter em conta!




Nenhum comentário:

Postar um comentário