quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Extra-Esmoriz XXV - Índice de Transparência Municipal - Vale de Cambra faz brilharete; Ovar afunda-se...

Já são conhecidos os resultados do Índice de Transparência Municipal para o ano de 2015. No Distrito de Aveiro, a principal novidade vai para o concelho de Vale de Cambra que subiu 233 lugares face ao ano anterior, fixando-se agora numa interessante 53ª posição. De acordo com o Diário de Aveiro, esta fantástica subida deveu-se ao facto do município ter adoptado normas de transparência, além de disponibilizar informação de interesse público no seu website, nomeadamente detalhes sobre a organização, contratação pública e transparência na área do urbanismo.
Em sentido inverso, encontramos a autarquia de Ovar que desceu 180 lugares, deixando a 70ª posição (verificada em 2014) para agora se situar no 250º lugar, num total de 308 concelhos.


"O Índice de Transparência Municipal (ITM) mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites. O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: 1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; 2) Planos e Relatórios; 3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; 4) Relação com a Sociedade; 5) Contratação Pública; 6) Transparência Económico-Financeira; 7) Transparência na área do Urbanismo"

(Leia-se mais em: http://poderlocal.transparencia.pt/)


 

Imagem nº 1 - O Município de Vale de Cambra registou a maior subida no Índice de Transparência Municipal. A autarquia tomou medidas em prol de uma gestão local transparente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário