sábado, 24 de dezembro de 2016

Carta do Cusco ao Pai Natal


Bom dia, Pai Natal,

Sei que, muito em breve, irás zarpar com as tuas renas desde a Lapónia para percorrer o mundo inteiro, depositando presentes pelas chaminés e arrancando estrondosos sorrisos a muitas crianças. Pelo que me contaste, sei que nutres um carinho especial por Esmoriz, uma paragem que consideras ser obrigatória no teu extenso trajecto. Da última vez que nos falamos, confidenciaste-me que adoravas ir comer uns belos cachorros ao Nicolau das Bifanas ou até tomar um café nas esplanadas do Barramars, de forma a contemplar o extenso areal da Praia da Barrinha que jazia em frente. Por isso, não te esqueças de trazer umas prendinhas para a nossa cidade já que ela sempre te acarinhou.
Em primeiro lugar, peço-te que as obras na Barrinha de Esmoriz corram pelo melhor e que seja possível acabar com as fontes poluentes bem como punir alguns dos milhafres humanóides. Por outro lado, seria tão interessante compatibilizar o usufruto humano com a vertente selvagem da lagoa. Sim, Pai Natal, se tudo correr bem, até tu poderás usufruir dessa prenda, dando um mergulho nas águas da Barrinha na próxima época balnear. Até poderás pescar lá e ter peixe para todo o ano, em vez de andares a merendar os restos das refeições de Natal.
Em segundo lugar, desejava que o Esmoriztur fosse reabilitado. Eu sei que os autarcas já prometeram, mas lá está, precisam do teu toque invisível. Eles são as tuas "renas intelectuais", e por isso, precisam do teu condão inspirador. Anda lá, São Nicolau, até poderás ser um dos 600 espectadores, aquando da reabertura oficial deste Centro Cultural. Inspira-os!
Não te esqueças também das nossas ruas. Sei que algumas delas já estão a ser repavimentadas, mas há outras mais que precisam de ser intervencionadas em 2017. Tu, bem sabes, Pai Natal, o que é andar a soluçar no teu trenó, quando passas pela rua dos Tanoeiros! Pareces que estás a surfar, não sobre o mar, mas sobre as calçadas que ostentam crateras centenárias. Da outra vez, até esborrachaste o nariz no chão, mas felizmente na Unidade de Saúde da Barrinha lá te deram um penso para ficares melhor! Acontece aos melhores!
Poderia pedir-te também a criação de um Museu da Tanoaria, uma Casa do Povo ou uma Santa Casa da Misericórdia para Esmoriz, mas os "cuscos" das outras freguesias iriam ficar invejosos. Têm talvez medo que Esmoriz se transforme numa Flórida!
Como para o ano iremos ter eleições, peço-te que também ponhas algum juízo em todos os políticos que se apresentarem a votos. É que lavar roupa suja torna-se cansativo, e claro, não seria justo fazer concorrência às nossas lavadeiras, nem conspurcar ainda mais os rios, acrescentando, desta feita, estrume político. Eu quero vê-los aos abraços e a tirar uma selfie juntos, e a dialogar para o melhor da terra e do concelho!
Que o Sporting Clube de Esmoriz se sagre campeão da I Divisão Distrital de Aveiro e que o Esmoriz Ginásio Clube consiga ficar nos seis ou sete primeiros lugares da I Divisão Nacional de Voleibol, são outros dois pedidos que te formulo.
Por fim, rogo-te para que dês saúde, paz e alegria a todos os esmorizenses. Manda-lhes também muitas caixinhas de pão de ló e ferrero rocher porque eles bem merecem! Aliás, a nossa cidade tem muitas parecenças com estes dois doces - embora ofereça uma boa vista de fora, é incrivelmente saborosa quando experienciada por dentro.
E tu sabes bem que sim!

Um abraço, Pai Natal




Nenhum comentário:

Postar um comentário