segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Crónicas Desportivas(Juízo de Bancada) - Ciclo 100% vitorioso neste fim-de-semana



SC ESMORIZ X SC BUSTELO: CABEÇA DE OURO, NERVOS DE AÇO


O Sporting Clube de Esmoriz recebeu o Bustelo na 13º jornada do Campeonato Safina. Num jogo em que ambas as equipas viram um golo anulado, foram os Esmorizenses a levar a melhor. A cabeça de Batista foi de ouro e fez a diferença…mas foram precisos nervos de aço.

À procura de regressar às vitórias no campeonato depois de um inesperado empate na Mealhada, o Sporting Clube de Esmoriz (S.C.E.) alinhou com Borges na baliza e o quarteto defensivo habitual: Joca na direita, Seijas na esquerda, Joel Alves e Correia no centro. No meio campo, Banda entrou para o onze, ao lado dos habituais Batista e Pedro Godinho. No ataque, Fred na direita, Enock na esquerda e Vando como homem adiantado.
A primeira parte foi equilibrada e sem grande história, com as duas equipas a encaixarem uma na outra e a medirem forças essencialmente a meio campo. O Bustelo entrou a pressionar alto e a obrigar o S.C.E. a jogar com passes longos – o que dificultou a criação de grandes oportunidades de golo.
Com nenhuma das equipas a conseguir criar verdadeiros lances de perigo, os principais destaques da primeira parte foram um remate de Pedro Godinho, por cima; a lesão de Enock, que aos 42’ deu lugar a Quirino; e um golo (bem anulado) ao Bustelo aos 43’, por carga na pequena área sobre o guarda-redes do Esmoriz, João Borges.
Por falar em João Borges, da primeira parte ficou também na retina a segurança que sempre demonstrou entre os postes, especialmente quando foi chamado a agarrar um remate do melhor marcador do campeonato, Mário.
Na segunda parte, foi o S.C.E. quem começou melhor. Primeiro foi Batista a ameaçar com um remate. Depois Quirino. Depois um canto. Depois outro. E num alívio desses cantos, aos 54’, a bola sobra para Banda que, na direita, com o seu pé esquerdo, cruzou com conta, peso e medida para o centro da área, onde estavam vários excelentes cabeceadores do S.C.E e onde apareceu Batista com um cabeceamento fortíssimo a fazer o 1-0.
O golo animou o Esmoriz que, nem três minutos depois, já estava a marcar de novo, por Vando – mas desta vez o golo foi anulado (e bem) por ter havido mão na área do jogador esmorizense.
Mas se o golo marcado animou o Esmoriz, o golo anulado acordou o Bustelo – e com 60 minutos jogados, 30 por jogar e apenas a perder por 1-0 o Bustelo decidiu fazer-se à vida e correr atrás do resultado. E o resultado bem podia ter sido outro: o Bustelo teve não uma, não duas, não três mas quatro boas oportunidades para fazer abanar as redes esmorizenses. Primeiro, pela esquerda, num cruzamento venenoso que daria golo não fosse o corte providencial de Joel. Depois, novamente num cruzamento traiçoeiro, Borges é obrigado a defender em cima da linha de golo. Mais tarde, num remate que passou perto do poste. E, mesmo a acabar, num cabeceamento que só não deu golo porque os santinhos deram a mão – com um cabeceamento a um metro da baliza, não havia nada que Borges pudesse fazer…
Ainda assim, não foi só o Bustelo que teve oportunidades para marcar na segunda parte. Seijas de livre direto obrigou o guarda-redes adversário a uma grande defesa e Quirino lançou um bilhete (só de ida) mas a bola embateu com estrondo na trave… e foi para fora. Mas o lance mais ilustrativo da mentalidade esmorizense foi protagonizado por um… defesa. Correia – sim, o defesa central Correia – resolveu ativar o seu modo tanque, pegou na bola ainda na área do Esmoriz, passou por dois jogadores adversários e, apesar de ter um deles ‘pendurado’ nas suas costas, progrediu pelo campo fora, não cedeu, não tremeu, não caiu, levou a bola até à área do Bustelo, e isolou Quirino, que decidiu mal e perdeu a bola. Perdeu-se o lance mas ganhou-se um daqueles momentos que fazem os adeptos vibrar – um daqueles momentos que valem o preço do bilhete.
Quem não estava satisfeito era o Bustelo que continuava desesperadamente à procura do golo. E face à pressão do adversário e às ameaças criadas, o Esmoriz fez o que tinha a fazer: recuou no campo, juntou as linhas e defendeu o resultado com nervos de aço.
Entretanto Jeff entrou para o lugar de Banda (que chuva de aplausos para Banda!) e a terminar saiu Fred (nova chuva de aplausos) para entrar o central Agenor, passando o Esmoriz a jogar à italiana: com 3 centrais.
E seria precisamente Agenor a pôr um ponto final no jogo, com um chutão para fora de campo.
Foram precisos nervos de aço, mas a cabeçada de Batista valeu ouro – e um gostinho especial já que, como Espinho, Beira-Mar e Lourosa, os concorrentes diretos do Esmoriz, perderam pontos, o S.C.E alarga a distância no topo da classificação.
O Esmoriz é assim líder do campeonato Safina com 31 pontos, mais 6 do que o segundo classificado, o S. João de Ver.
No próximo domingo, um teste de fogo para a equipa da Barrinha, que se vai deslocar ao terreno do S.C.Espinho, para um jogo emocionante.


img_20161204_153438

Crónica e Imagem retiradas da Página "Juízo de Bancada".
Texto da autoria de Emanuel Bandeira



__________________________________________________________________________"______


ESMORIZ GC: VOLEIBOL LOCAL NUM GRANDE CICLO VITORIOSO

Até onde poderá ir esta nova geração do Esmoriz GC? É esta a pergunta que muitos dos amantes do voleibol colocam ao verem os resultados extremamente positivos dos séniores masculinos e femininos, no início da época de 2016/2017. Efetivamente, depois de 3 vitórias em 3 jogos (no fim-de-semana passado), as turmas de Bruno Lima e Leonel Gomes repetiram a dose nas jornadas desta semana e somam e seguem nos respetivos campeonatos.

Séniores saem de S. Mamede de Infesta em festa (Voleibol)

Não foi um jogo simples, mas os séniores masculinos do Esmoriz GC voltaram a mostrar estofo perante uma forte equipa da Académica de S. Mamede. Num Pavilhão Eduardo Soares cheio de adeptos das duas equipas, os esmorizenses conseguiram vencer na decisão das vantagens e triunfaram com um 3-1 (25-23; 25-27; 29-27; 25-21) nos parciais.
Assim, a caminhada dos comandados do Prof. Bruno Lima continua a ser extremamente positiva. Com este triunfo, o EGC soma 5 vitórias em apenas 7 jogos. Perdeu contra SC Espinho e Castêlo, venceu o Viana, Madalena, Leixões, Caldas e S. Mamede. Esta é mais uma etapa onde o Esmoriz GC cimenta a sua posição na tabela da I Divisão Nacional de Voleibol. Está no 5º lugar, com 14 pontos – os mesmos do 4º que é o Castêlo. À frente deste forte Esmoriz, só mesmo os tubarões candidatos ao título: Benfica, Bastardo e Espinho.
Na verdade, a consistência da equipa só a levou a perder 3 sets nos jogos em que saiu como vencedor. E, olhando especificamente à exibição contra o S. Mamede, mesmo registando um equilíbrio digno de um jogo de tripla, apenas por uma vez os da Barrinha cederam nos pontos cruciais.
A vitória esmorizense é ainda mais animadora tendo em conta que, na Jornada 7, este era o único jogo onde não havia um favorito evidente à vitória. Nos outros campos, todos os favoritos cumpriram as suas missões e obtiveram vitórias tranquilas. No SC Caldas-Castêlo da Maia ainda houve a surpresa dos da casa conseguirem colocar um set, mas, no final os 3 pontos ficaram mesmo para os maiatos.
Para a semana, o Esmoriz GC recebe a Académica de Espinho, jogo que marcará o reencontro de Ricardo Alvar e David Marques com os antigos colegas de equipa. Jogando em casa contra o 9º classificado, o EGC terá de ser encarado como favorito.



15230729_1173077906063125_994633086985234709_n

Crónica e Foto retiradas da Página "Juízo de Bancada"



Sem nomeJJ.png

Tabela Classificativa da I Divisão de Voleibol Nacional



Ao abrigo de uma parceria firmada recentemente com o Juízo de Bancada, página com uma interessante vocação para a análise desportiva, passaremos a citar os textos desportivos daquele site relativos aos resultados do Sporting Clube de Esmoriz e Esmoriz Ginásio Clube nas respectivas modalidades de futebol e voleibol. Contudo, na nossa página de Facebook, apenas utilizaremos o link directo da página do site Juízo de Bancada, porém deixaremos aqui também as suas publicações de forma a divulgar a informação por entre aqueles que não acedem ou que não têm conta nas redes sociais.
Aconselhamos igualmente a vossa visita ao creditado site - http://juizodebancada.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário