quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Correio do Leitor - Victor Lima recorda alguns dos principais vultos da cultura esmorizense

Nomes maiores da Cultura Esmorizense: Pe Aires de Amorim, Luís Marques Aleixo, Prof. José Romeira, Saúl de Oliveira, Prof. Rosa (Rosinha) Candal e José Reis. 

O Padre Aires, nascido em Esmoriz, escreveu a 1ª e única Monografia de Esmoriz ("Esmoriz e a sua História"), marco fundamental do registo das nossas origens historicamente documentadas, das nossas tradições mais conhecidas, da nossa economia, do nosso crescimento demográfico ao longo dos tempos, das nossas riquezas naturais (ex. praia e Barrinha), relato da história e idiossincrasia de um povo (há-que escrever outra mais completa e atualizada);
O Sr. Luís Aleixo, fundador e director artístico do Orfeão de Esmoriz (mais tarde, Grupo Coral de Esmoriz) e do Grupo de Bandolins de Esmoriz (hoje Orquestra de Bandolins de Esmoriz) auto-didacta, ensinou gerações, sem levar um tostão, a tocar violino, saxofone, piano e bandolim, escreveu dezenas de músicas para as Revistas do Grupo Cénico dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz e foi ele o autor da música "Grande Marcha de Esmoriz"!
O Sr. Saúl de Oliveira, sem ser natural de Esmoriz, dedicou-se à nossa terra com enorme amor e com igual brio; escreveu as letras das canções das Revistas de Teatro do Grupo Cénico dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, tendo igualmente escrito e dirigido dezenas de peças de teatro ("Revistas do Grupo Cénico dos B. de Esmoriz") que animaram milhares de esmorizenses nos anos 70, 80 e 90, sempre com casas cheias. Foi o autor, ainda, do livro "História das Revistas de Teatro em Esmoriz", levadas à cena pelo Grupo Cénico dos Bombeiros V. de Esmoriz, em 4 volumes, por si editados em quantidade reduzida (6 livros) e autor de livros de Poesia.
O Prof. José Romeira foi o mentor, o responsável máximo pela introdução do desporto, da modalidade Voleibol, fundando também ele, o Esmoriz Ginásio Clube juntamente com seu pai. Jogou, treinou, dirigiu, desde 1966, o Voleibol em Esmoriz, não cobrando um tostão pela sua grande obra: formação de centenas de atletas, rapazes e raparigas, homens e mulheres, preparando-os, assim, para o desporto e para a vida;
A Prof. Rosa Candal, nascida com o dom da voz, tirou o Curso Superior de Canto no Conservatório de Música do Porto. Detentora de uma voz sublime, foi como cantora lírica que, de início, se destacou, tendo gravado um disco (algures no arquivo da Rádio Voz de Esmoriz) em meados dos anos 60; foi professora de música no Ensino Público e foi com ela à frente do Grupo Coral de Esmoriz, que o Grupo Coral atingiu patamares de excelência nunca antes vistos; foi também com ela, que centenas de crianças participaram no 1º Coro Infantil do Grupo Coral de Esmoriz, tudo, sem levar um tostão que fosse, tudo por amor à música e a Esmoriz; foi também directora artística do Coro Paroquial de Esmoriz.
Por último, mas não menos relevante, o cantor José Reis. Nascido e criado em Esmoriz, foi a Voz da Orquestra Nacional do Exército durante 2 anos (nos 70) em Lisboa. Correu o país a espalhar a magia da sua voz, participando em espectáculos com outros nomes da música ou teatro nacional como Paulo de Carvalho, Tony de Matos, Nicolau Breyner, Herman José, Amália, António Calvário, etc. Gravou um disco na RTP, editora Orfeu, com a Orquestra do Maestro Resende Dias do Porto. Teve as portas abertas para uma carreira nacional, mas as saudades da família, falaram mais alto. Ficou por cá, e ainda assim, fez parte do Conjunto Estrelas Incomparáveis e brilhou, como Voz (e também actor) principal das Revistas do Grupo Cénico dos Bombeiros V. de Esmoriz, durante 30 anos, tendo gravado ainda, um disco em 1984 ( editora GAF), e outro em 1993 (Edição limitada da Numérica para o Grupo Cénico dos Bombeiros V. de Esmoriz). Deu voz à "Grande Marcha de Esmoriz" e "Hino de Esmoriz". José Reis será sempre a VOZ DE ESMORIZ!



Texto da autoria de Victor Lima
(Locutor da Rádio Voz de Esmoriz)




Imagem nº 1 - O Padre Aires de Amorim consagrou uma vasta monografia sobre a Cidade de Esmoriz




Imagem nº 2 - Luís Aleixo foi fundador do Grupo dos Bandolins de Esmoriz




Imagem nº 3 - Saul de Oliveira, letrista e promotor do teatro em Esmoriz.




Imagem nº 4 - José Romeira, um dos nomes míticos do voleibol esmorizense.




Imagem nº 5 - A Professora Rosa Candal destacou-se no canto, aprimorando o Grupo Coral de Esmoriz.




Imagem nº 6 - José Reis, um dos principais cantores populares esmorizenses que sempre nutriu uma grande devoção pela sua terra, divulgando as suas tradições através da música.

Um comentário:

  1. Fala-se muito do Esmoriz Ginásio Clube, mas no Voleibol de Esmoriz outrora existiu outro Clube com cor de esperança de onde saiu grandes jogadores como o nosso emblemático Rui Oliveira "Melhor atacante do mundo" pela nossa seleção - Chamava-se Escola o maior Rival do EGC. Quando falam sobre isso dessa revalidada saudável e descobrem fotos dos dois clubes dessa epoca?

    ResponderExcluir