quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Vespas Asiáticas já chegaram ao concelho de Ovar

Já não é uma novidade. As Vespas Asiáticas já não são exclusivas da região da Ásia Oriental. De acordo com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), citado pelo Diário de Notícias, a introdução involuntária da vespa asiática na Europa ocorreu em 2004 no território francês, tendo a sua presença sido confirmada em Espanha em 2010, em Portugal e Bélgica em 2011, e em Itália em finais de 2012.
Em Portugal, a praga tem avançado no sentido norte-sul, estando já infestada na Região Centro.
A Câmara Municipal de Ovar e a Protecção Civil admitem já terem destruído mais de 20 ninhos de vespa asiática só neste ano de 2016. A Quercus e a Associação Amigos do Cáster já alertaram para esta situação bem como para os procedimentos que o cidadão deverá tomar quando se deparar com um ninho de vespas asiáticas.
Em caso de detecção ou suspeita de ninho ou exemplares de vespa asiática, a testemunha deve denunciar o caso através da página www.sosvespa.pt, ou ligar para a linha SOS Ambiente, ou entrar mesmo em contacto com a Câmara Municipal de Ovar ou com a Junta de Freguesia mais próxima.
Recordamos que a vespa asiática é considerada a maior vespa do mundo, podendo atingir os 3,5 centímetros de comprimento. Esta espécie ostenta um "corpo castanho escuro ou preto aveludado delimitado por uma fina faixa amarela e um único segmento inteiramente amarelado-alaranjado". Em alguns casos (embora minoritários), a sua picada pode ser letal, se as vítimas estiverem numa situação clínica frágil ou se forem alérgicas ao veneno inoculado. As vespas asiáticas são ainda uma praga para o ambiente, visto que causam uma terrível mortandade entre as abelhas.




Foto - Paulo Jorge Magalhães/ Global Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário