segunda-feira, 31 de julho de 2017

Universidade Sénior voltou a promover exposição no Átrio

Entre os dias 13 e 23 de Junho, o Átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz voltou a ser palco de mais uma exposição concebida pelos alunos da Universidade Sénior de Esmoriz. Desta feita, foi proporcionada uma amostra colectiva heterogénea que congregou artes decorativas, fotografia e pintura. 
No âmbito das artes decorativas, iriam ser expostos os trabalhos realizados ao longo do ano lectivo de 2016/17, sendo que estes incidiriam essencialmente na decoração de garrafas e frascos através de diversos materiais, tentando tirar proveito dos recursos existentes na natureza ou daqueles que são facilmente dispensados no dia-a-dia pelo ser humano. Neste ponto, temos de realçar a dinâmica e a originalidade das seguintes alunas: Célia Rodrigues, Helena Monteiro, Lucília Ramalho, Maria Helena Soares, Maria Lurdes Ferreira, Maria Margarida Pereira, Maria Olívia Monteiro, Maria da Conceição Pereira, Rosa Amélia Rola e Salvina Alves. Todas elas seriam devidamente orientadas pela Professora Helena Gomes.
Na vertente fotográfica, temos de destacar a iniciativa “Imagens Sentidas”. Sob a batuta do professor António Sá, vários alunos da Universidade Sénior de Esmoriz apresentaram as suas melhores imagens, algumas das quais relacionadas com a temática ambiental e ex-libris da cidade de Esmoriz, embora o tema fosse livre. Os autores lograram atingir o objectivo de demonstrar um apurado sentido estético e criativo, obedecendo ao lema de que a “fotografia é a arte de escrever com luz”. Neste contexto, é justo elencar as fotografias obtidas por António Gomes, António Teixeira, Estela Carreira, Fernanda Tarujo, Helena Monteiro e Manuela Rola.
Por fim, a exposição reuniria ainda uns belos quadros que foram desenvolvidos na disciplina de Pintura ministrada pela docente Helena Gomes. Mais uma vez, o tema era livre, contudo evidenciou-se novamente um interessante contraste de cores e um foco peculiar para as expressões ambientalistas. Os trabalhos disponibilizados seriam da autoria das seguintes alunas: Adelaide Soares, Lucília Ramalho, Maria da Luz Coelho, Helena Monteiro, Helena Soares, Maria José Freitas, Rosa Amélia Rola e Salvina Alves. 
Foi sem, dúvida, uma exposição digna de merecer da nossa parte rasgados elogios, visto que fez confluir vários dotes e talentos dos alunos seniores, os quais julgávamos inexistentes, além de demonstrar a pluralidade da própria arte em campos como a decoração, a pintura ou a fotografia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário