quinta-feira, 12 de abril de 2018

Esmoriz Ginásio Clube com a manutenção (quase) assegurada

Após uma segunda volta pouco conseguida no decurso de fase regular e que culminaria com a sua presença numa espécie de liguilha dos últimos, o Esmoriz Ginásio Clube decidiu ir atrás do prejuízo, conhecendo inclusive uma boa participação que evitou portanto dissabores maiores.
Em finais de Fevereiro, o Esmoriz Ginásio Clube arrancou, nesta prova fatídica, com o pé direito, ao triunfar em casa diante da Associação Académica de São Mamede por 3-2 em sets (parciais de 17-25, 25-22, 25-22, 21-25, 15-8), triunfo que valeu 2 pontos (visto que o adversário conseguiu triunfar em dois sets, tem direito a 1 ponto). 
Já no dia 10 de Março, seguiu-se uma recepção igualmente bem-sucedida ao Vitória de Guimarães, com a turma da Barrinha a vencer, desta feita, de forma clara, por 3-0 em sets (parciais de 25-21, 25-23 e 25-20), acumulando então os três pontos. No dia seguinte, 11 de Março, o Esmoriz Ginásio Clube sofreria a primeira derrota desta fase, ao perder por 3-2 na deslocação ao Vólei Clube Viana (25-18, 23-25, 20-25, 25-10, 14-16), mas conseguiu, pelo menos, salvar aqui um ponto que poderia também ser decisivo nas contas finais.
Seguiu-se, no dia 24 de Março, uma deslocação aos Açores, mais recentemente ao recinto do Clube K, onde repetiu um desaire por 3-2 em sets (19-25, 25-23, 19-25, 25-21 e 12-15), mas novamente voltaria a salvar um ponto vital para as suas aspirações.
No dia 7 de Abril, a turma da Barrinha regressaria às vitórias ao triunfar no reduto da Académica de São Mamede por 3-2 em sets (25-18, 25-21, 23-25, 19-25, 13-15), uma partida muito difícil para a equipa esmorizense que teve de virar um resultado que se afigurava adverso (perdeu os dois primeiros sets) e levar a melhor na negra que foi disputada taco a taco.
Finalmente, no dia 8 de Abril, a equipa venceu na visita ao Vitória de Guimarães por 3-0 em sets (parciais de 25-21, 25-22 e 25-21), carimbando praticamente a manutenção. À turma da Barrinha só falta um ponto para garantir a permanência, e o mesmo até pode vir a não ser necessário, caso a combinação de resultados seja favorável. Aos esmorizenses ainda faltarão dois jogos, nomeadamente as recepções ao Clube K e ao Vólei Clube Viana.
Nesta Fase dos Últimos, participam ao todo cinco equipas, estando prevista apenas a descida do último classificado, enquanto o penúltimo classificado disputará um playoff de despromoção, ao que tudo indica com o segundo classificado da II Divisão Nacional de Voleibol. Para já, o Esmoriz Ginásio Clube encontra-se no segundo lugar com 12 pontos somados em seis jornadas, tendo 9 pontos de avanço sobre o lanterna vermelha que é, neste momento, o Vitória de Guimarães, e 5 sobre o penúltimo classificado, a Associação Académica de São Mamede. Destes dois, apenas o penúltimo classificado ainda pode apanhar o Esmoriz Ginásio Clube, embora tal cenário seja já bastante hipotético. A conjuntura parece portanto ser promissora para os pupilos orientados pelo técnico Bruno Lima.
Na Taça de Portugal, o Esmoriz Ginásio Clube foi há poucos dias eliminado nos Quartos-de-Final pelo Castelo da Maia por 3-0 em sets (20-25, 15-25, 24-26). 
A equipa consegue assim dignificar a sua participação nas duas principais provas nacionais, alcançando praticamente uma manutenção justa e indiscutível, mas que poderia ter sido abalada caso a equipa não se reencontrasse nesta etapa derradeira da Série dos Últimos.




Resultado de imagem para esmoriz ginásio clube 2017-2018

Imagem nº 1 - O Esmoriz Ginásio Clube tem praticamente a manutenção garantida na I Divisão Nacional.
Créditos - Rádio AVFM




Tabela nº 1 - O Esmoriz Ginásio Clube em excelente cenário pontual para alcançar a permanência, tendo uma boa vantagem sobre o penúltimo classificado que disputará o playoff de despromoção. O último classificado, o Vitória de Guimarães, já não poderá sequer apanhar o Esmoriz Ginásio Clube.
Direitos da Classificação - Site "Meus Resultados"

Nenhum comentário:

Postar um comentário