quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Associação combate o abandono e os maus tratos de animais (in Jornal A Voz de Esmoriz)

A Associação MARAnimais - Movimento de Apoio e Reinserção de Animais - tem sede em Cortegaça (embora a localização do seu abrigo seja em Esmoriz) e dispõe de um plano de actuação que abrange os concelhos de Espinho, Ovar e Feira. A entidade, então fundada em 2007, está particularmente atenta aos animais que deambulam desprotegidos pela cidade da Tanoaria, e não hesita em divulgar cada caso de abandono na sua página presente nas redes sociais. Neste Verão, a Associação já acolheu alguns animais, em estado de desnutrição ou com mazelas físicas/orgânicas, procurando a sua reabilitação e posteriormente a sua recolocação num novo lar. Embora contando agora com uma verba de apoio anual por parte da Câmara Municipal de Ovar e sobretudo com o altruísmo de vários cidadãos (que procedem a donativos em dinheiro ou que ali cedem bens alimentares e medicinais), nunca é demais prestar a devida valorização a esta associação que cuida dos seus animais como se estes fizessem parte de uma extensa família.
O caso mais emblemático deste Verão foi o de Simba, um gato que tinha sido encontrado atropelado à beira da estrada, e que apesar de ter estado à beira da morte, conseguiu recuperar de uma forma quase miraculosa após uma cirurgia que se adivinhava muito complicada. 
A entidade é constituída por um grupo muito pequeno de pessoas que revela assim uma enorme paixão pelos animais. A MARAnimais contempla ainda como objectivos a atingir: a sensibilização da população para a necessidade de esterilizar os animais (de forma a evitar a superpopulação ou a reprodução descontrolada destes), de criar famílias de acolhimento temporário (pessoas que queiram ajudar e acolher por algum tempo um animal até que este seja definitivamente adoptado), de incentivar a adopção em vez da compra de animais, etc. 
A Associação MarAnimais merece, por isso, todo o reconhecimento pelo trabalho que tem vindo a desenvolver na região no âmbito da protecção animal. 




Imagem nº 1 - A Associação MarAnimais sempre na vanguarda no que diz respeito à defesa dos direitos dos animais de quatro patas.
Artigo retirado da mais recente edição do Jornal A Voz de Esmoriz (edição de Agosto)


Nenhum comentário:

Postar um comentário