quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Juízo de Bancada despede-se de ouvintes e leitores

Quatro anos. Sim, o "quatro" por extenso: serve para tentar retratar a longevidade da situação.

Parecendo que não, o Juízo de Bancada já cá anda desde 2014. Este projeto, que começou por ser apenas um programa de rádio que era desejo de um grupo de amigos, soube crescer, reinventar-se e desdobrar-se em novos formatos. Assim, quatro anos passaram a correr e quatro anos deram tanto conteúdo a Esmoriz.
Naquele estúdio da RVE, no dia da estreia da primeira temporada, ninguém era capaz de adivinhar o legado que iria ser construído a partir daí. O primeiro programa, feito aos repelões e onde o nervosismo se notava nas ideias do Emanuel, do Pedro, do Ricardo e da Tânia, foi só o começo tremido de um trabalho que deu voz à cidade.
Estes já não eram mais o Emanuel, o Pedro, o Ricardo e a Tânia - eram o Juízo de Bancada. A missão estava-lhes entregue e eles abraçaram-na com todo o profissionalismo e criatividade. Por isso, de forma voluntária, cresceram e não se limitaram às paredes daquele estúdio onde nasceram.
Mas não são os méritos da marca Juízo de Bancada que nos deixam mais orgulhosos. Não são os vídeos virais com 40 mil visualizações nas redes sociais, não é o site que criamos de raiz e que atingiu um milhão de visitas em 6 meses, não é a promoção de eventos como o «Esmoriz Decide» que levou a comunidade a debater os temas quentes da atualidade local, não é o facto de termos estado mais de 250 horas em emissão e termos tido a companhia de convidados quase todas semanas.
Na verdade, o nosso maior orgulho são as pessoas. Aqueles que apanharam o comboio Juízo de Bancada desde a sua partida ou aqueles que aproveitaram para entrar numa das várias estações onde fizemos questão de parar. Só com estes seguidores é que quatro anos fizeram todo o sentido. Com eles, a motivação para criar mais conteúdos nunca faltou e, com eles, extravasámos em muito as fronteiras de uma cidade e de um concelho.
Por isso, não temos dúvidas - a maior palavra de apreço vai para si, desse lado, a ler-nos e a ouvir-nos. Obrigado pelos elogios, pelas críticas, pela descontração ou pela seriedade. Obrigado por ter permitido que um sonho de quatro estudantes universitários tenha passado do papel ao sucesso.
Hoje, quatro anos volvidos, amadurecemos e já não somos os mesmos. Cada um de nós tem a sua profissão, está a traçar o seu caminho e, por isso, chegou a hora de dar por encerrado este capítulo tão bonito das nossas vidas. Sabemos que fomos capazes de abrir as portas para que novos aventureiros façam nascer novos Juízos de Bancadas e saímos bebendo tudo o que de bom estes quatro anos nos ofereceram.
Assim, na hora da despedida, há uma certeza que nos aquece o coração e que nos deixa com a sensação de missão cumprida: o Juízo de Bancada pode não voltar, mas também nunca será esquecido.

Até breve!
Equipa do Juízo de Bancada






Nota da nossa parte - O "Juízo de Bancada" foi, a nosso ver, um dos maiores projectos da Rádio/Jornal A Voz de Esmoriz. Em muito, contribuíram para promover uma maior visibilidade da nossa terra e dos seus múltiplos actores (sejam eles culturais, desportivos, sociais, políticos, etc) no exterior. Com a dinâmica destes quatro jovens, foi possível valorizar o "esmorizismo" e envolver a comunidade nos debates de temáticas locais. O seu trabalho merecia, a nosso ver, um reconhecimento ainda maior. Tiveram um site muito bem elaborado e um programa de rádio de valor inexcedível com inúmeros convidados. Esperemos, ao menos, que agora sejam felizes nos seus novos desafios profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário