segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Reportagem Fotográfica da Procissão junto à Capela da Praia (Parte I)

Uma vez mais, a procissão em honra de Nosso Senhor dos Aflitos e Nossa Senhora da Boa Viagem voltou a deslumbrar, inspirando a crença e a devoção de milhares de cidadãos que acompanharam o desfile colorido de andores desde a Igreja de Matriz de Esmoriz até à Capela de Nosso Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora da Boa Viagem (vulgarmente conhecida como Capela da Praia).
A procissão decorreu neste passado Domingo à tarde (dia 26 de Agosto), e honrou as tradições do povo piscatório e tanoeiro, além de aludir à fé de todos os expectadores.
As colectividades aderiram também em força, ajudando a transportar os mencionados andores, um sacrifício que foi certamente adensado com o calor que se fazia sentir. A Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz esteve, por exemplo, incansável, actuando ao mais alto nível. Muitas crianças integraram igualmente a procissão religiosa, representando santos e figuras da Igreja. A identidade da nossa terra saiu uma vez mais valorizada.
Paulo Bladek, sacerdote de naturalidade polaca que professa em Arada, voltou a ser o representante religioso da procissão, contudo o Pároco Fernando Campos, mesmo fragilizado do ponto de vista físico, voltou a realizar a bênção ao Mar, pedindo a intercessão e a protecção divina para o povo esmorizense, e em particular, para os nossos pescadores que arriscam as suas vidas no mar, em busca de sustento para as suas famílias e para a comunidade.
Em redor da procissão, muitos foram aqueles que elogiaram a beleza e a magnificência desta procissão, uma das melhores da região. Fé, animação musical, andores enfeitados com primor, juventude, sentimento de identidade e pertença, tudo isto se repercutiu ali.
Em seguida, apresentamos a nossa reportagem fotográfica com mais de 50 imagens. Se nas edições dos anos anteriores, efectuamos tal trabalho junto à Avenida da Praia e à Avenida Joaquim Oliveira e Silva, desta vez, decidimos realizar tal tarefa no adro da Capela da Praia, retratando o momento da chegada dos andores que então haviam descido desde a Igreja Matriz de Esmoriz, localizada 3 ou 4 km a nascente.






































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário