quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Associação de Estudantes da Escola Secundária conta com nova sede e esplanada; As surpresas chegaram ainda à escadaria (in Jornal A Voz de Esmoriz)


Inauguração da Sede e Esplanada

Na manhã do passado dia 16 de Setembro, data que assinalava o início oficial do ano lectivo de 2019/2020, foram inauguradas a nova sede da Associação de Estudantes e uma esplanada adjacente na Escola Secundária de Esmoriz.
Largas dezenas de alunos bem como alguns professores fizeram questão de estarem presentes para assistir ao cortar da fita que entronizaria os novos equipamentos. A nova sede da Associação de Estudantes consistiria no reaproveitamento de um contentor que, ao ser devidamente intervencionado, se equipararia agora a uma espécie de edifício moderno e funcional. Com uma fachada de vidro exterior e uma pintura bastante apelativa (relacionada com o ambiente escolar) numa das laterais do contentor, o novo espaço tornava-se imediatamente cativante à vista de todos. No seu interior, observámos duas mesas, algumas cadeiras e puffs (em jeito de poltronas), de forma a acomodar o elenco de uma futura direcção estudantil.
Além da estreante sede, foi ainda apresentada uma nova esplanada que se localizava mesmo ao lado. Composta por seis mesas e vinte e quatro cadeiras, permitirá certamente o relaxamento e o convívio social dos alunos nos dias em que o clima soalheiro for uma realidade.
Entrevistada pela Rádio Voz de Esmoriz, Estela Tomé, professora e directora do Agrupamento, frisou que a nova sede da Associação de Estudantes de Esmoriz será uma mais-valia para a comunidade escolar, incentivando a sua dinâmica e capacidade criativa. Por seu turno, Marta Basílio, Presidente da Associação de Pais da Escola Secundária de Esmoriz, sentiu-se orgulhosa com o resultado final de todo um processo que foi complexo e que durou o seu tempo, mas salientou que a união de todos foi determinante para que a Associação de Estudantes veja agora todo o seu trabalho desenvolvido até então finalmente reconhecido.
Refira-se ainda que, para além do espírito empreendedor da Direcção Escolar e da Associação de Pais, o projecto da criação da nova sede estudantil deveu-se igualmente aos apoios concedidos por cinco empresas (Santos e Sobrinho, Lda, Jacinto, Safina, Henripal e JAFI), momento que foi igualmente crucial para que aquele sonho se tornasse realidade. 
A Rádio Voz de Esmoriz esteve presente no local de forma a acompanhar a abertura do novo ano lectivo e as novidades que foram apresentadas naquele dia em concreto.









As novidades chegaram também à escadaria

Além de terem sido inauguradas uma nova sede e uma esplanada para os estudantes, sabemos que os responsáveis da Escola Secundária de Esmoriz apresentariam uma grande surpresa ao nível da configuração decorativa das escadas situadas perto da entrada do referido estabelecimento educativo. Dentro deste contexto, seriam gravados os elementos químicos da Tabela Periódica em azulejos então colados nas frentes dos degraus da mencionada escadaria. 
A iniciativa partiu da Professora de Físico-Química, Rosa Amélia Ferreira, contando ainda com a originalidade do funcionário Guilherme Canedo e a colaboração da Professora Céu Faria que, juntamente com alguns alunos do sétimo ano da disciplina de Oficina de Artes, procedeu à realização daquelas pequenas pinturas.
Como é lógico, também a direcção do Agrupamento de Escolas de Esmoriz deu aval a este empreendimento original.
Este novo cenário já surpreendeu inclusivamente dois grupos compostos por jovens estrangeiros que visitaram recentemente a escola e que rapidamente clamaram "C'est Magnifique!", realçando que nunca tinham visto nada assim e reconhecendo ali, de forma imediata, os elementos universais da Tabela Periódica proposta por Mendeleev (1834-1907).
No âmbito do 150º aniversário da existência desta tabela mundial, o Agrupamento de Escolas de Esmoriz voltou a não ficar indiferente, depois de já ter participado há algum tempo numa exposição que se realizou perto da Câmara Municipal de Porto, a qual envolveu várias entidades escolas e universidades em torno desta temática. Desta feita, seria a vez da escadaria da Escola Secundária de Esmoriz ser decorada pela sabedoria da Química, mas também recheada com um toque de poesia sublime.
A Professora de Língua Portuguesa, Alda Batista (natural de Cortegaça), elaborou mesmo um poema, denominado “A Química do Ser”, que seria recitado e associado a esta inauguração em específico, glorificando o legado científico da Tabela Periódica. 


A QUÍMICA DO SER
(Poema de Alda Batista)


A Mendeleev e à tabela periódica
Esta homenagem viemos prestar
Apesar das dores de cabeça
Não queremos ver a química do ser
No ar, a pairar ou a sofrer.

Pretendemos ligá-la à terra
Com este louvor a ditar
Os cento e cinquenta anos
Da sua origem extrassecular
Para que conste e dê que falar ou pensar.

Queremos aqui frisar
Que deu trabalho
Este projecto concretizar
Mas ao sair do laboratório frio
É sempre com um grito de arrepio
Que a ciência diz provar
Que é o antídoto do vazio.

Damos voz à fórmula investigada
P'lo genial cientista
Atómico, simbólico, aflito
Recém-recuperado de um estranho conflito
Entre a Física e a Química
O seu registo favorito.

Viemos acrescentar, assim,
Mais uma figura pictórica
À biografia histórica
Da Tabela Periódica:
- Um gesto simples, sem presunção
Um abraço, mais um laço
De concreta gratidão.





Artigo e imagens extraídas da Reportagem presente na edição do Jornal A Voz de Esmoriz referente a 24 de Setembro de 2019. Comissão de Melhoramentos de Esmoriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário