terça-feira, 24 de setembro de 2019

Turminha da Esperança organizou Torneios de Petanca

A Petanca é um jogo que nasceu em França, tendo alcançado neste país uma considerável expressão social. Este desporto inclusivo para todas as faixas etárias consiste no lançamento de uma série de bolas metálicas que deverão ficar o mais próximas possíveis de uma pequena bola de madeira (denominada de cochonette) que é lançada previamente. Os lançadores devem ficar dentro de um pequeno círculo (e com os pés praticamente juntos) de forma a arremessar as bolas. 
A Turminha da Esperança tem ajudado a fazer renascer esta tradição desportiva, e muito o deve ao seu membro José Marques da Silva que esteve em França, onde se havia inteirado dos pressupostos desta modalidade que ali chegou a praticar.
Dentro deste contexto, a Turminha realizou torneios nos passados dias 20 e 27 de Agosto, e ainda nos dias 3 e 14 de Setembro. Alguns alunos da colectividade aderiram à iniciativa que decorreu em terrenos sitos nas praias de Silvalde, Paramos e Esmoriz. 
Em jeito de rescaldo final, os Torneios de Petanca têm ajudado a reforçar amizades, incrementando o convívio social e o desenvolvimento de uma prática desportiva saudável.





Imagem nº 1 - Um dos torneios realizou-se em frente ao Bairro Habitacional da Boa Esperança, no lugar da Praia de Esmoriz.
Direitos da Foto: João Dinis

Nenhum comentário:

Postar um comentário