quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Jovens Cientistas de Ovar representam Portugal no Concurso Europeu de Ciência

É já no próximo dia 13 de Setembro que tem início mais uma edição do European Union Contest for Young Scientists (EUCYS) que se realiza, este ano, até dia 18 do mesmo mês, em Sófia, na Bulgária.
Promovido pela Comissão Europeia, o concurso conta com 100 projectos, totalizados e distribuídos por 39 países. Neste certame, serão apresentados projectos das mais variadas áreas da ciência como a Biologia, as Ciências do Ambiente, as Ciências Médicas, as Ciências Sociais, a Economia, as Engenharias, as Ciências da Computação, a Química ou a Física.
A representar Portugal estarão duas equipas de jovens Portugueses (uma de Ovar e outra de Lisboa) que se destacaram na 13ª Mostra Nacional de Ciência, promovida pela Fundação da Juventude, no passado mês de Junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. 
A equipa de Ovar vai defender o projecto “Bioplástico dá-te Vida 2.0” que, depois se ter destacado na Mostra Nacional de Ciência nacional, segue agora para a Final. Desenvolvido na Escola Secundária Júlio Dinis, em Ovar, por João Pedro Gomes, Patrícia Cruz e Maria de Castro, o projecto na área das Ciências do Ambiente, consiste na produção sustentável de bioplástico a partir de materiais naturais.
Por sua vez, Berke dos Santos, Pedro Cortez e Tomás Carneiro constituem o segundo grupo que entrará em competição com um projecto na área da Química. Desenvolvido no Colégio Valsassina, em Lisboa, o projeto "Micro-toxinas: um macro-problema", consiste no desenvolvimento de um kit, não invasivo, que avalia e quantifica a presença de micro-toxinas em soluções biológicas.
O European Union Contest For Young Scientists (EUCYS) nasceu em 1989 com o intuito de promover o intercâmbio e a cooperação entre os jovens investigadores que estarão ainda em contacto com alguns grandes cientistas europeus.




Texto e Imagem enviados por Carla Carrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário