terça-feira, 10 de setembro de 2019

Um vietnamita que chegou a desfrutar bons momentos em Esmoriz

Procurámos saber mais a respeito de Hui Hop Bui mas infelizmente só encontrámos um pequeno trecho biográfico sobre esta personalidade na obra "Esmoriz e a sua História" da autoria do Padre Aires de Amorim.
Dentro deste contexto, e socorrendo-nos dos apontamentos que conseguimos recolher então a partir desta monografia, Huip Hob Bui nasceu em Hanói que é hoje a capital do Vietname. Provinha de uma família abastada e terá conseguido estudar Medicina, embora não tenha terminado o curso. Uma grande guerra civil eclodiria entre 1945 e 1975, tendo sido vítima também do rumo dramático dos acontecimentos que acabariam com a paz que antes era vivida. O seu país que antes era um destino turístico paradisíaco tornara-se num inferno terreno, tendo sido travadas batalhas infernais entre vietcongues (forças do Vietname do Norte que depois acabarão por unificar o país) e americanos (estes coligados com os vietnamitas do sul). Huip Hop Bui foi chamado a combater (não sabemos qual das facções serviu) e chegou a ser feito prisioneiro num campo de concentração, tendo conseguido um dia evadir-se e rumar à Europa.
No velho continente, chegou a desempenhar o papel de funcionário diplomático em países como a Inglaterra, a França e a Itália, acabando mesmo por vir a dominar seis idiomas. Por aqui, podemos concluir que se tratava de um homem culto que também gostava de leccionar e praticar yoga. 
Também esteve em Portugal, onde chegou a viver em cidades como a Maia e o Porto. Todavia, viemos igualmente a saber que chegou a ter uma casa na Praia de Esmoriz, onde passou férias e fins-de-semana, usufruindo dos bons ares e da paisagem que a nossa terra tinha para oferecer. Segundo Aires de Amorim, Hui Hop Bui terá certamente feito usufruto sazonal desta sua casa em Esmoriz durante os inícios da década de 80. Nessa altura, Esmoriz era uma vila em crescimento, mas a sua zona à beira-mar ainda era praticamente impoluta: ainda se conservava o braço da Barrinha que percorria o areal, os palheiros ainda eram visíveis em número aceitável e as construções em pedra eram praticamente reduzidas, embora muito em breve, todo esse cenário iria mudar radicalmente.
Quanto ao resto, não sabemos quanto mais tempo Huip Hop Bui viveu (ou se ainda é vivo!), e como decorreriam detalhadamente as suas estadias em Esmoriz, e por quantos anos escolheu a nossa terra como destino das suas férias, após uma vida muito preenchida de sucessos e dramas. 
Efectuámos uma pesquisa nos motores de busca electrónicos, mas não conseguimos obter mais dados. Nem sequer uma fotografia.
Hoje decidimos apenas recordá-lo. Porque há histórias de vida que não podem ser ignoradas!




 Imagem meramente exemplificativa retirada de: https://vietnam.travel/things-to-do/beyond-pho-5-awesome-vietnamese-noodles

Nenhum comentário:

Postar um comentário