domingo, 14 de junho de 2020

Incentivos à Economia/Comércio Locais (Artigo de Opinião)

Não vou aqui fazer uma nova dissertação sobre os papéis da autarquia e do gabinete de crise que se concentraram na contenção da pandemia do COVID-19. Toda a gente já sabe que o seu empenho conjunto permitiu salvar várias vidas humanas e travar o vírus. No entanto, neste momento, estamos já numa nova realidade. É claro que pode haver sempre um ou outro pequeno surto (algo que ainda não se sucedeu no concelho desde o fim da cerca sanitária), contudo está, para já, tudo controlado.
Por outro lado, a autarquia tem apostado numa mensagem social forte apelando ao uso de máscaras e ao cumprimento do distanciamento social. Neste capítulo, já não há muito mais a fazer. Depende agora da responsabilidade dos cidadãos.
Agora a batalha será outra - o de fazer rejuvenescer a economia vareira. E neste dossier em concreto, consideramos que as medidas até agora tomadas não são ainda suficientes para apoiar os pequenos e médios empresários, o comércio local e as famílias. É certo que, por um lado, os apoios acrescidos às IPSS's e corporações de bombeiros constituíram um procedimento bastante correcto, bem como o aumento das bolsas de estudo e os incentivos à inovação empresarial (além da isenção das taxas de ocupação municipais para os feirantes).
Todavia, não houve modificações ao nível do IMI e do tarifário da água que se mantêm praticamente na mesma dimensão dos anos anteriores. E nisso admitimos que estamos um bocado decepcionados porque tais medidas (mesmo que fossem apenas só por este ano) permitiriam aliviar o estado precário de muitas famílias do concelho.
É claro que não é nada fácil para um autarca gerir uma situação destas e que as decisões a deliberar serão sempre difíceis, todavia esperávamos (e ainda esperamos) por mais medidas que favoreçam o comércio e a economia locais, pois só isso evitará um aumento exponencial do desemprego. O apoio governamental ou central ao município deverá também intensificar-se conforme foi prometido nos discursos recentes aquando das visitas do Presidente da República e do Primeiro Ministro a Ovar. 
O Verão já está aí à porta e será, sem dúvida, um estímulo natural. E a autarquia terá de apostar num forte programa para atrair turistas às nossas praias. É certo que não se poderão fazer grandes eventos, mas os meios digitais poderão ser uma mais-valia nesse sentido. Por outro lado, a distribuição de roteiros e flyers sobre o concelho de Ovar por vários pontos do país poderá atrair gentes dos mais diversos territórios. É passar a mensagem ao máximo!
Julho, Agosto e Setembro poderão proporcionar a retoma de vários negócios, é a melhor altura do ano para a maior parte das casas. Esperemos que todos reflictam, valorizando em simultâneo, os nossos ex-libris e tradições.
Também, nós cidadãos devemos reforçar o hábito de comprar na nossa terra, aproveitando tudo aquilo que os supermercados, cafés, restaurantes, mercearias, talhos e demais serviços nos têm para "oferecer". 



Covid-19: Paredes de Coura entrega 'vouchers' para famílias usarem ...

Imagem meramente exemplificativa da autoria de Nuno André Ferreira (Lusa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário