sexta-feira, 12 de junho de 2020

Tratamento do areal da Praia da Barrinha justifica explicação

Este é um assunto que está a suscitar alguma polémica junto de alguns moradores e banhistas da Praia de Esmoriz. 
Nos últimos dias, temos observado um tractor na Praia da Barrinha, mobilizando com grande aparato areias para a zona de baixo da praia, em vez de as levar para cima. A justificação que foi dada terá sido no sentido de evitar que o vento deposite grandes vagas de areal no parque de lazer situado defronte. 
Contudo, esta não costuma ser uma opção natural, dado que é exactamente o procedimento contrário a ser habitualmente colocado em prática. O areal é normalmente carregado para a parte de cima, de forma a assegurar uma protecção reforçada em altura de intempéries ou marés vivas.
Além disso, o tractor tem estado a realizar o seu trabalho, mesmo em dias em que a adesão popular ao areal é já considerável, o que coloca um pouco em causa questões relacionadas com a segurança dos banhistas. 
Há quem afirme que sempre que a areia é movida para a parte de baixo da Praia, o mar absorve-a facilmente como se tratassem apenas de meros castelos de areia.
Pede-se pois que a autarquia esteja atenta a este dossier e aja em conformidade com os padrões ambientais, supervisionando as acções no terreno através da presença de técnicos e engenheiros. 


Nota-Adicional: Foi-nos referido que possivelmente se tratava de uma operação de aplanamento e regularização do areal, todavia esperemos que o impacto desta movimentação não prejudique o equilíbrio desejado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário