segunda-feira, 22 de junho de 2020

Ovar é um dos Municípios pioneiros na implementação desta recolha inovadora

A candidatura da Câmara Municipal de Ovar ao Aviso POSEUR 11-2019-29, para a implementação da recolha seletiva de biorresíduos em todo o Concelho de Ovar, já se encontra aprovada. Esta será uma recolha inovadora, onde o Município de Ovar se junta aos Municípios pioneiros no País a implementar a recolha desta tipologia de resíduos, que passará a ser obrigatória a partir de 2024.
O presente projeto permitirá oferecer à totalidade da população do município de Ovar um sistema de deposição e recolha de biorresíduos, instalando em todo o Concelho 32315 contentores para biorresíduos com uma capacidade útil disponível de 44286 ton/ano, respondendo a 100% do potencial máximo de produção de biorresíduos calculado em 11929.20 ton/ano em 2022, garantindo o aumento futuro das quantidades e a acessibilidade territorial dos equipamentos a todos os munícipes e estabelecimentos do canal Horeca (que abrange os estabelecimentos de hotelaria, restauração e cafetaria).
A solução técnica adotada permitirá o cumprimento e superação das metas de preparação para reutilização e reciclagem e de desvio de RUB (Resíduos Urbanos Biodegradáveis) de aterro, previstas no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2020), o aumento da qualidade da reciclagem multimaterial e o aumento da valorização orgânica de resíduos urbanos. A operação consiste na deposição e recolha de biorresíduos sustentada num software de gestão integrador de um parque de contentores específicos para a deposição de biorresíduos com tecnologia de controlo de acessos nos contentores coletivos e de reconhecimento do utilizador em qualquer contentor.
A operação é complementada por um plano de comunicação e sensibilização e monitorização de todo o processo. O projeto terá a duração de 24 meses, a contar da data de assinatura do contrato, estimando-se o seu início em agosto 2020 e término em junho 2022. O projeto terá um investimento total superior a 1,3 Milhões de euros, com uma taxa de cofinanciamento de 85%.


Estrutura de Comunicação da Câmara Municipal de Ovar
18 de Junho de 2020



Gestão de bio-resíduos na União Europeia

Imagem meramente exemplificativa retirada de: https://www.europarl.europa.eu/ (Belga_Science)

Nenhum comentário:

Postar um comentário