sexta-feira, 31 de julho de 2020

Correio dos Comunicados Políticos - PCP Ovar apela à defesa dos direitos dos trabalhadores da Yazaki Saltano

CDU aposta em Rosa Palma e mais 15 no "ataque" a todas as Câmaras ...

Comissão Concelhia de Ovar

Nota de Imprensa:PCP denuncia atropelos aos direitos dos trabalhadores da Yasaki Saltano


A Yazaki Saltano, estabeleceu-se em Ovar em 1986, chegando a empregar mais de 7000 trabalhadores na década de noventa, anunciando mais tarde, em 2005, o processo de deslocalização e assim reduzir drasticamente o seu contingente de trabalhadores.
Mas a ganância e a voracidade dos grandes grupos económicos não tem limites. Não contente com este legado, a empresa pretende explorar ainda mais os trabalhadores da Yazaki. Agora o PCP sabe que a Yasaki  Saltano em Ovar, está a coagir os seus trabalhadores a aceitarem o regime de laboração contínua, e ainda, o horário concentrado de 12 horas de trabalho diárias. Esta medida indicia a prática de ilegalidade, e como se não bastasse os trabalhadores denunciam que a proposta de acréscimo à sua remuneração (subsídio de turno), encontra-se fora do intervalo  estipulado por lei, quando o seu trabalho é enquadrado como turno permanente (regime de laboração contínua).
O clima de coacção e chantagem é evidente, dado que a empresa apresentou a proposta no dia 16 de Julho e exige uma resposta até ao dia 24 de Julho, afirmando que, com ou sem o acordo dos trabalhadores a empresa pretende implementar esta medida a 1 de Setembro de 2020.
O PCP lembra que a Yazaki Saltano em Ovar,  acumulou ao longo de décadas dezenas de milhões de euros de lucros à custa do esforço dos seus trabalhadores, mas também ao abrigo de dezenas de milhões de ajudas públicas nacionais e comunitárias: cedência de terrenos, isenções fiscais, PEDIP, PRIME, Fundo Social Europeu, etc.
O PCP presta a sua solidariedade aos trabalhadores da Yazaki Saltano em Ovar, e afirma que não dará descanso a práticas de desrespeito e violação de direitos nos locais de trabalho, de ameaça, pressão directa e indirecta, chantagem, violência psicológica, repressão sobre os trabalhadores, como forma de reforço do poder do patronato e de fragilização da acção reivindicativa.
O PCP não deixará de acompanhar esta situação em particular e apela à união dos trabalhadores e à recusa deste regime de laboração e ao atropelo dos seus direitos. Os trabalhadores da Yasaki poderão contar sempre com o PCP na luta pelas suas justas reivindicações, e continuará a intervir na defesa dos seus direitos.
O PCP já questionou o governo sobre estes atropelos e exigindo uma resposta rápida.

Ovar, 23 de Julho de 2020
A Comissão Concelhia de Ovar do PCP

Nenhum comentário:

Postar um comentário