quinta-feira, 2 de julho de 2020

Esmoriz celebrou hoje 27 anos da elevação a cidade

A cidade de Esmoriz está hoje de parabéns. A elevação ocorrida a 2 de Julho de 1993 continua a ser um motivo de grande orgulho para os nossos cidadãos. 
Dentro deste contexto, nesta quinta-feira de manhã, decorreria o lançamento de morteiros bem como o hastear das bandeiras, momento que juntou António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Carla Mesquita, Presidente da Assembleia da Junta de Freguesia de Esmoriz, e Pedro Braga da Cruz, Presidente da Assembleia Municipal de Ovar.
Outras entidades se fizeram igualmente representar ao alto nível, nomeadamente os Bombeiros Voluntários de Esmoriz, a Universidade Sénior de Esmoriz, os Gabinetes de Apoio Social e a Paróquia de Santa Maria de Esmoriz.
O Dia da Cidade foi igualmente marcado pelo hino nacional tocado pelos professores do Grupo Coral de Esmoriz (enquanto eram hasteadas as bandeiras), e ainda por um pequeno concerto, transmitido digitalmente, por parte do Grupo dos Bandolins de Esmoriz.
É claro que, neste ano de 2020, não se concretizaria a sessão solene no auditório do edifício da Junta de Freguesia de Esmoriz, nem sequer houve lugar ao Arraial da Barrinha, muito devido aos riscos elevados de contágio por COVID-19.


A nossa reacção

Ao longo dos seus 27 anos de estatuto de cidade (não confundir com a existência da nossa localidade que surge, pela primeira vez, designada na documentação do remoto século IX), Esmoriz conheceu diversos ciclos, uns mais construtivos, outros nem tanto. Houve tempos em que se respirava mais bairrismo, e outros em que tudo se reduziu a um deserto de ideias.
Não nos podemos queixar que hoje está tudo mal na cidade. Houve méritos recentes que não podem ser ignorados, contudo também há muito caminho pela frente. E é nesse sentido que deixo um apelo aos responsáveis políticos - completem a requalificação do Esmoriztur, despoluam a Barrinha e invistam na nossa cidade (para obras de requalificação de edifícios simbólicos ou na rede viária). Com a chegada do Verão, necessitámos de uma cidade mais asseada e limpa. Sabemos que a Junta de Freguesia de Esmoriz irá reforçar a sua rede de funcionários de limpeza com 4 novos elementos, todavia é preciso que os resultados sejam mais eficazes no terreno, de forma a justificar a aposta.
Esmoriz cresceu - tem hoje uma Universidade Sénior, gabinetes de Apoio Psicossocial e de Inserção Profissional e aprendeu a dinamizar o Arraial da Barrinha, entre outras coisas. Todavia, é possível fazer-se mais. Tendo em conta o seu potencial em termos de praia, lagoa, floresta e monumentos, a cidade poderia ser um dos melhores cartões de visita do litoral das regiões Norte e Centro. Há uma confluência de vários factores que tornam a nossa terra numa das mais belas.
É preciso também estimular mais o "amor à camisola" na terra, sem deixar de valorizar o Associativismo que é a alma da nossa urbe, cujo reconhecimento, em abono da verdade, até tem sido verificado por parte das entidades locais.
O futuro irá trazer muitos desafios. Uns mais exigentes, outros nem tanto.
A cidade cresceu com as entidades públicas, mas também os sectores privados ajudaram no processo (construção civil, indústrias, restauração...) e disso não nos podemos esquecer.
Afinal, Esmoriz somos todos nós!




Imagem nº 1 - As bandeiras de Portugal, Esmoriz, Ovar (município) e Draveil foram hasteadas.
Direitos da Foto: Comissão de Melhoramentos de Esmoriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário