quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Só falta um ano para as autárquicas

2021 vai ser um ano decisivo para o futuro de muitas terras deste país. As eleições autárquicas prometem coroar novos presidentes e manter muitos outros à frente das autarquias e juntas de freguesia deste país. 
Muitos dos candidatos que se apresentarão às urnas no próximo ano já estarão por esta altura definidos, esperando-se que venham a ser revelados a partir de Abril ou Maio. Olhando para a realidade de Esmoriz, e depois de dois primeiros bons mandatos (2013; 2013-2017) e de um mandato mais razoável (2017-2021), António Bebiano cumpriu a sua missão de forma globalmente positiva. Claro que cometeu erros ao longo do percurso, mas cremos que a criação da Universidade Sénior de Esmoriz, dos gabinetes de apoio social, a dinamização do Arraial da Barrinha e o apoio às colectividades foram apostas ganhas. Também a pressão que exerceu junto da autarquia para a reabilitação de alguns arruamentos foi determinante. Foi igualmente no decurso do seu mandato que se inaugurou o Parque Ambiental do Buçaquinho e a nova versão da Barrinha de Esmoriz (embora não reabilitada totalmente como todos desejaríamos). No entanto, pensamos que as acções de manutenção/limpeza da cidade deveriam ter sido mais reforçadas nos últimos anos, sobretudo na altura do Verão.
Com a saída esperada de António Bebiano, o candidato do PSD à Junta de Freguesia de Esmoriz já deverá estar definido, e se não estivermos enganados, cremos que recai numa solução interna credível e de aposta na continuidade, sendo a personalidade em questão uma pessoa conhecedora da realidade local, estando inteirada sobre os vários dossiers e tendo já um historial muito significativo pelas associações que já representou.
No PS, não sabemos se Rogério Ferreira voltará a ser aposta, mas a oposição que fez nos últimos tempos tornou-se mais eficaz, tocando nalguns pontos essenciais como é o caso do Esmoriztur ou a necessidade de maior investimento por parte da autarquia de Ovar na cidade de Esmoriz. O Partido Socialista pode conquistar mais votos nas próximas autárquicas e voltar a ser uma força partidária com considerável expressão. No entanto, terá que realizar uma campanha forte e apelativa com projectos que cativem a população até porque o favoritismo costuma ser sempre do partido que está no poder, neste caso, o PSD que ganhou as eleições gerais de 2013 e 2017 com uma vantagem folgada.
Os restantes partidos deverão lutar por um lugar na Assembleia de Freguesia. No Bloco de Esquerda, a incógnita permanece - acreditamos num jovem candidato com ideias inovadoras, no CDS-PP, Aurélio Gomes parece reunir mais consenso (o líder da estrutura local de Esmoriz tem estado bem nas redes sociais, apontando críticas certeiras sobre lacunas existentes na cidade, como por exemplo, o estado lamentável do Palacete dos Castanheiros de Esmoriz) e, no PCP, há a possibilidade de Albino Silva ou Carlos Ramos voltarem a ser hipóteses (os comunistas têm estado muito atentos às dificuldades vividas pela comunidade piscatória e prometem pressionar a Tutela).
Como é lógico, este exercício de opinião é apenas especulativo porque nenhum nome foi ainda oficializado. No entanto, o debate de ideias permitirá que Esmoriz possa crescer a todos os níveis, dado que podem surgir novos projectos que favoreçam o crescimento da urbe e decerto que a comunidade ficaria a ganhar com isso.
Gostaríamos ainda que a Assembleia de Freguesia fosse mais multipartidária com 3 ou 4 partidos a terem assento neste órgão, o que decerto acrescentaria mais equilíbrio e dinamismo.
Prometemos seguir todas as candidaturas com igualdade e isenção, difundindo as suas ideias e convidando posteriormente cada cabeça-de-lista a responder a um questionário que enviaremos atempadamente. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário