quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Unidade de Saúde Familiar da Barrinha continua com dificuldades no atendimento telefónico

Apesar de algumas melhorias ao nível do atendimento generalizado durante as últimas semanas, a verdade é que continuam a chegar até ao nosso conhecimento sucessivas reclamações sobre o estado das comunicações telefónicas da Unidade de Saúde Familiar da Barrinha. Alguns utentes continuam a lamentar que, apesar de inúmeras tentativas, ninguém lhes atende as chamadas. É essencial perceber se tal se sucede por sobrecarga do número de telefonemas (é natural que o número de pessoas adoentadas aumente nesta época do ano) ou se antes por limitações ao nível da organização interna que precisam de ser supridas através de novas optimizações dos serviços.

Cremos que seria importante uma liderança mais presente e eficaz no centro de saúde, motivando os funcionários mais desgastados (para que continuem na senda do bom trabalho) e exigindo mais resultados àqueles (caso existam!) que possivelmente não têm estado à altura dos acontecimentos nos últimos tempos.

No entanto, houve uma clara melhoria ao nível dos contactos por via e-mail. Através desse meio, muitos cidadãos conseguem marcar consultas e obter recomendações junto dos seus médicos de família.

Pensamos igualmente que a Associação de Amigos da Unidade de Saúde Familiar da Barrinha, criada há poucos anos, deveria inteirar-se da situação existente naquele meio, apresentar sugestões e inclusivamente pressionar as entidades competentes a recrutar temporariamente mais recursos humanos e técnicos, de forma a salvaguardar o interesse superior dos cidadãos. 

Acredita-se que, no decurso dos próximos meses, comecem a chegar as primeiras vacinas contra a COVID-19, pelo que é provável que, pelo menos, a partir do próximo Verão, a normalização comece a ser gradual, cenário que permitirá melhorar a capacidade de resposta dos centros de saúde locais.

Tal como muitos centros de saúde do nosso país, a Unidade de Saúde Familiar da Barrinha não vive hoje dias fáceis, mas a situação ao que tudo indica deverá melhorar em 2021, como todos esperamos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário