quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Teresa Ferreira, primeira mulher eleita para a direcção dos BVE

Teresa Ferreira foi a principal entrevistada do Boletim Informativo desenvolvido pelo Grupo de Comunicação e Imagem dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz relativo ao mês de Novembro. 

Natural de Espinho, Teresa Ferreira tornou-se na primeira mulher eleita para um cargo de direcção (vogal) em 89 anos de história da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz.

Com uma licenciatura em Economia, Teresa acabaria mesmo por se revelar economista de profissão e trabalho, desde 1997, no IAPMEI, nas instalações do Porto. Actualmente vive em Cortegaça, mas já faz igualmente parte da Associação de Pais da Escola Secundária de Esmoriz. Em 2019, foi convidada para abraçar o projecto de integrar a Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz. Ao início, ficaria apreensiva e até hesitante, mas depois acabou por aceitar o repto como um desafio. 

Teresa Ferreira assume que o seu trabalho tem sido de uma grande responsabilidade, partilhando que tem de “dar o seu melhor para que as mulheres fiquem bem representadas”, além de que é uma honra fazer parte de uma boa equipa. A dirigente acredita que os tempos estão a mudar, e se anteriormente a actividade dos bombeiros se encontrava praticamente destinada ao mundo masculino, hoje as oportunidades começam a ser diferentes, pelo que daqui a alguns anos deverão existir mais mulheres a abraçar a causa da Protecção Civil. Teresa confia nas capacidades e virtudes das mulheres, descrevendo-as como “guerreiras, multifacetadas e lutadoras, que em muitas situações dão muito de si sem receber nada em troca, ou seja, de forma inata são voluntárias”. 

A nova dirigente confidenciou que a realidade desta Instituição não é comparável a muitas que já teve a oportunidade de conhecer e com as quais trabalha diariamente. De acordo com o seu testemunho, todos os dias há situações novas, novos problemas, mas que com dedicação e empenho tudo se resolve.

Teresa Ferreira deixou ainda clara a ideia de que a actual Direcção liderada por Fernando Cardoso tem procurado uma maior aproximação à população, não só ao nível das necessidades fundamentais de socorro urgente (as quais continuam a ser decisivas no dia-a-dia), como ainda no envolvimento da comunidade no apoio à Associação Humanitária através de campanhas de angariação de novos sócios como ainda no estabelecimento de acordos/parcerias com empresas de forma a disponibilizar um conjunto de benefícios futuros para sócios e bombeiros. Recordamos que a corporação sofreu bastante, ao nível das receitas, com os efeitos da pandemia, embora no capítulo humano, tenha ajudado a salvar muitas vidas. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário