quarta-feira, 6 de março de 2013

A luta pelo poder (re)começa daqui a 6 meses!

Ainda é cedo para tirar muitas conclusões. Em Esmoriz, prevê-se uma luta taco-a-taco entre António Bebiano (PSD) e Rosário Relva (GIPE). Os resultados observados no dia 13 de Janeiro funcionarão como uma espécie de sondagem. Dificilmente, o Partido Socialista conseguirá reentrar na luta, tendo como necessidade imediata a eleição de mais vereadores.
Na nossa terra, os sociais-democratas têm de fazer algo nestes poucos meses. É verdade que podem ainda reclamar o benefício da dúvida daqui a meio ano, mas para isso têm de oferecer qualquer coisa. Para já, a estabilidade e a acalmia parecem ter voltado à Junta, o que já não é mau de todo, mas é preciso mais qualquer coisa de forma a convencerem os esmorizenses de que, em 4 anos, poderão oferecer muito à terra. Pelo que vi, e penso que não devo ser o único, denoto alguma vontade por parte dos novos eleitos, mas é recomendável que, na prática, mostrem alguns resultados e o tempo não joga a favor da equipa de António Bebiano.
Em Ovar, a situação é completamente distinta. O Partido Socialista está coeso e muito forte. Manuel de Oliveira tem realizado, sob o meu ponto de vista, um trabalho consideravelmente positivo à frente da autarquia. Todavia, a sua iminente saída e a entrada de Salvador de Malheiro em cena, enquanto cabeça-de-lista do PSD, ao qual reconheço vontade de trabalho, são situações que podem complicar a vida aos socialistas. É evidente que o favoritismo está do lado dos socialistas que mantêm uma hegemonia que dura há mais de 20 anos e que poderão ser beneficiados pela conjuntura nacional, mas os sociais-democratas procuram já antecipar-se e preparar uma campanha muito forte. Recorde-se que o PS Ovar está tentado a escolher Vítor Ferreira, o segundo nome mais importante da lista que assumiu recentemente os pelouros do desporto, juventude, recursos humanos e turismo.
Por fim, é previsível que o Bloco de Esquerda mantenha o seu assento em Esmoriz, enquanto que o PCP deverá conseguir o mesmo em relação a Ovar. São também eles partidos necessários para que a Democracia se desenrole nos parâmetros estipulados. Quanto ao Partido Popular, não está excluída a possibilidade de coligar com o PSD, tanto em Esmoriz como em Ovar.
Por fim, estou expectante para ver os números de abstenção que, nas últimas eleições intercalares de Esmoriz, atingiram números muito preocupantes (quase 60%). Esperemos que o carácter excepcional destas tenha sido a razão principal para que tanta gente se recusasse a votar. Se nos alheamos da participação cívica, como é que podemos exigir mais da nossa cidade? O povo tem que mostrar interesse, mas também os políticos, tanto a nível nacional como local, têm de se dar ao respeito.



Imagem nº 1 - É verdade que o povo português tem muito esta ideia (representada na imagem), e até tem razão quando exige uma política mais transparente e justa de Norte a Sul do País, contudo se não votarmos, dificilmente as coisas melhorarão no futuro. O voto é importante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário