sexta-feira, 1 de março de 2013

Quando o crime é cometido pela própria autoridade

Depois dum tribunal de Pretória (África do Sul) ter permitido que Oscar Pistorius, atleta olímpico de classe mundial, usufruísse da liberdade (sob uma fiança de 85 000 euros) enquanto não saísse uma sentença concreta sobre o facto desta personalidade ter morto a sua própria namorada, eis que agora surge um novo escândalo que está a percorrer todo o mundo. Um motorista moçambicano de 27 anos que tinha iniciado uma discussão sobre uma questão de estacionamento numa praça de taxi em Daveyton (África do Sul), foi detido por 8 polícias sul-africanos. Como o moçambicano terá alegadamente rejeitado entrar no carro da polícia, a autoridade que aí se encontrava, decidiu algemá-lo às traseiras duma carrinha, levando-o por arrastão pela estrada. O desgraçado do moçambicano não terá resistido, isto para além de ter sido alegadamente espancado, como revela a autópsia. 
Não vou colocar aqui o vídeo pois pode ferir as sensibilidades de qualquer um, mas dou graças a quem teve a coragem de gravar o sucedido, espalhando este acto desumano por todo o mundo, o que já levou à suspensão dos 8 polícias envolvidos bem como à destituição do comissário de Daveyton. Se não tivesse sido divulgado, ainda eram capazes de dizer que o motorista tinha oferecido resistência e que não tinham outra hipótese senão eliminá-lo, mas as imagens provam que os únicos assassinos estavam no lado das autoridades sul-africanas. Permitiram agressões (isto se eles mesmos não o atacaram cobardemente) e arrastaram-no até à morte.
Mesmo assim, choca-me a inércia da multidão que permitiu que isto acontecesse... Agora a questão é - será que os polícias desumanos vão também aguardar julgamento em liberdade?



Polícia da África do Sul suspende agentes implicados na morte de taxista moçambicano

Imagem nº 1 - Polícias algemam motorista moçambicano e arrastam-no até à morte.
Foto do Daily Sun/ AFP Photo

Nenhum comentário:

Postar um comentário