quinta-feira, 9 de junho de 2016

As chances de Portugal no Europeu

Portugal deixou boas indicações na partida com a Estónia, naquele que foi o último teste de preparação para o Europeu de 2016 que se iniciará na França a partir desta sexta-feira, dia 10 de Junho. O adversário não foi escolhido ao acaso - a Estónia era o melhor adversário de modo a motivar a equipa antes da prova internacional. Esta selecção báltica é uma das piores a nível mundial, e claro que foi naturalmente esmagada, tal como a Croácia humilhou há uns dias o São Marino por uns expressivos 10-0. Por outro lado, é essencial mencionar que jogávamos em casa, num estádio com mais de 50 mil espectadores, sendo que estes ajudaram a galvanizar a equipa. Portugal rubricou uma boa exibição, e marcou 7 golos diante dum oponente frágil sem andanças para grandes níveis de exigência. Não duvido, por momento algum, que todas as selecções presentes no Europeu são de um nível superior a esta Estónia que está quase ao nível dum Luxemburgo ou duma Andorra.
Não obstante, Portugal testemunhou uma exibição fenomenal de Ricardo Quaresma que esteve imparável a partida inteira, ora marcando ora assistindo com primor. Cristiano Ronaldo também deixou a sua marca como é seu apanágio. Até o desafortunado Éder marcou! Foi fácil demais, mas a turma das Quinas também fez por isso. A vitória dá confiança para os jogos que se avizinham. O grupo de Portugal é bastante acessível, e até há a possibilidade de os dois melhores terceiros se qualificarem para os oitavos do Europeu. Seria escandaloso se Portugal não conseguisse a qualificação num grupo onde tripulam as modestas selecções da Islândia, Áustria e Hungria. Ainda por cima, os lusitanos contarão com o forte apoio dos inúmeros emigrantes que fazem a sua vida em França, país organizador da prova.
Partindo da "quase-certeza" de que Portugal passará aos oitavos, é importante ter em conta que aí poderemos enfrentar a Itália ou a Bélgica, duas selecções de qualidade que devem terminar nos lugares cimeiros do Grupo E. E aí sim, será uma questão de estofo físico e de individualidades técnicas. Aliás, a partir daí, teremos verdadeiramente quatro finais contra equipas de alto nível. Será mesmo a doer!
De um modo geral, os favoritos são a Alemanha, a França e a Espanha. Depois há os outsiders, onde se encontram Portugal, Inglaterra e Itália. Também as selecções da Croácia, da República Checa e da Bélgica podem ser as grandes surpresas deste Europeu. 
Que recomendação posso deixar à selecção? Humildade. Sem protagonismos fúteis e com um elevado espírito colectivo, é possível chegar lá. A selecção nacional tem o melhor avançado móvel da competição (Cristiano Ronaldo) e um meio campo de luxo. Apenas apresenta algumas lacunas do ponto de vista defensivo, porque de resto tem qualidade para ombrear com as melhores selecções da prova.
Fernando Santos é um bom seleccionador, e pode almejar deixar a sua marca nesta competição.
Mas antes de pensarmos "muito alto", é preciso jogar "jogo a jogo" com os pés bem assentes no chão e respeitando ao máximo o próximo adversário, seja ele qual for.





Seleção de Portugal favorita no Euro’2016

Foto - RTP

Nenhum comentário:

Postar um comentário