domingo, 5 de junho de 2016

Surf, a grande paixão dos turistas estrangeiros em Esmoriz

Quando a época balnear arranca em Junho, é natural que a cidade de Esmoriz se encontre repleta de inúmeros visitantes. Inclusive, já tivemos a oportunidade de visionar um número considerável de estrangeiros a circular pelas nossas ruas, mesmo nas zonas junto à beira-mar. Por exemplo, já testemunhamos a presença de turistas espanhóis, ingleses, alemães e franceses. 
Naturalmente, o surf é a modalidade desportiva mais procurada pelos visitantes que advêm de outros países. Todos desejam surfar na costa portuguesa, tirando ainda proveito da pujança marítima e do belo areal que Esmoriz proporciona aos banhistas em geral.
Esta tradição já conta com várias décadas em Esmoriz, e não faltam ainda, por outro lado, creditadas escolas de surf  que, sediadas nesta terra, vão ao encontro das necessidades dos novos aventureiros.
Ao contrário do que muitos possam pensar, aquelas pranchas que vemos estendidas na praia, antes da entrada triunfante no alto mar, são autênticos tesouros da nossa cidade. Efectivamente, o Surf é um cartão-de-visita bastante apreciado pelos nossos visitantes. Não duvido sequer por um minuto que muitos cá vieram motivados pela prática desse desporto, e que depois, no retorno às suas nações de origem, contaram maravilhas da nossa terra, do nosso povo, do nosso mar, das nossas ondas, das nossas praias...
Por outro lado, também não é menos verdade que o surf acaba por promover indirectamente um intercâmbio cultural, agregando costumes, visões e mentalidades de pessoas oriundas de diversos países. E isto também ajuda a colocar Esmoriz no mapa do mundo!
Na nossa terra, já se realizaram casamentos entre estrangeiros que se conheceram através desta modalidade (veja-se uma capa recente do Jornal de Notícias) e cá esteve igualmente um dos maiores ícones do surf mundial - Garrett McNamara, esse mesmo que contornara, há alguns anos, a maior onda de sempre na costa da Nazaré.
Em jeito de balanço fina, o surf também dá a conhecer a cidade de Esmoriz a milhares de turistas todos os anos.
No nosso entender, só fica a faltar a realização de uma prova nacional ou internacional de surf na Praia da Barrinha. Lançamos aqui este repto!




Imagem nº 1 - O Surf dá a conhecer a riqueza natural de Esmoriz a todo o mundo.
Foto retirada de: http://www.surferscamp.com/

Um comentário:

  1. Olá
    Não será por acaso que existe uma Escola de Surf, localizada «paredes meias» com a Barrinha de Esmoriz...
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir