terça-feira, 28 de junho de 2016

Obras da Barrinha arrancam a 16 de Setembro de 2016

Dia 16 de Setembro de 2016. Será nesta data que a Sociedade Polis e a empresa Alexandre Barbosa Borges S. A. irão dar inicio aos trabalhos de reabilitação da Barrinha de Esmoriz, um sonho almejado há décadas pelas comunidades de Esmoriz e Paramos.
A primeira batalha, relacionada com o arranque das obras, já foi ganha. E aqui temos que reconhecer o empenho incondicional dos executivos de Manuel Oliveira (o processo iniciou-se em 2011) e de Salvador Malheiro no intuito de devolver uma imagem mais digna à Barrinha de Esmoriz. No entanto, alertamos o leitor que apenas se ganhou uma batalha, e não a guerra! Será fundamental o arranque das obras, mas isso só por si não basta, é imperioso que as mesmas corram da melhor forma e que resultem numa mais-valia vindoura, durante um alargado prazo. As acções de desassoreamento são essenciais, bem como a criação de uma ponte e de passadiços envolventes. Todavia, a maior batalha passará por neutralizar as fontes poluentes (a ribeira de Rio Maior continua em péssimo estado) e, neste capítulo, temos algumas dúvidas se este projecto irá cortar o mal pela raiz. Por outro lado, é igualmente importante que as intervenções não afungentem a avifauna existente.
Em jeito de balanço final, ficamos extremamente satisfeitos pelo anúncio da data referente ao início das obras. Acreditamos que finalmente será desta. Se por vezes, fomos duros na pressão que efectuamos sobre as entidades políticas e ambientais, apenas o fizemos para tentar acelerar o processo porque era isto o que mais queríamos.
Quando este blogue nasceu em 2012, sempre foi assumido da nossa parte a vontade de ver a lagoa ser despoluída e reabilitada. Sentimos que estamos mais perto desse sonho, mas a "guerra" ainda será longa porque falta uma fiscalização ambiental em torno das entidades poluentes.
Hoje, festejamos a primeira vitória que a Barrinha já pedia há muito tempo!

 

 

 


Comunicado da Sociedade Polis Litoral - Ria de Aveiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário