quinta-feira, 9 de junho de 2016

Extra-Esmoriz XLIII - Paragem do projecto "As Mãos de Deus" motiva indignação vareira

A escultura "As Mãos de Deus"é uma obra recente da autoria de Marcos Rui Muge e encontra-se instalada no adro da Igreja Matriz de Ovar (mesmo junto ao cemitério), O trabalho foi feito em madeira, tendo havido recurso a árvores raras bíblicas de cedro com a idade de cerca de 150 anos. A escultura retrata a fé dum povo, crente na intercessão divina.
O projecto previa a criação de mais esculturas de similar natureza pela localidade. Todavia, o artista Marcos Rui Muge lamentou, na sua página de Facebook, a falta de correspondência e disponibilidade por parte do actual executivo municipal. 
A obra "As Mãos de Deus" tem sido muito estimada pela comunidade vareira que elogiou, desde cedo, o estilo original do escultor. Alguns "históricos ovarenses" não compreendem assim a paragem súbita das obras, criticando a indiferença revelada até então pela Câmara Municipal de Ovar e pela União de Freguesias de Ovar. Há quem fale mesmo em promessas que foram feitas na campanha autárquica de 2013 e que ficam agora por cumprir.
Este caso promete dar que falar nos próximos tempos.
No entanto, fazemos votos para que o diferendo seja resolvido, porque sabemos reconhecer a qualidade e a visão deste projecto. 






Imagem nº 1 - Escultura "As Mãos de Deus" e dois painéis da autoria de Marcos Rui Muge, no adro da Igreja Matriz de Ovar, mesmo junto ao cemitério anexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário