quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

2017 será ano de obra feita ou tacticismo político?

Uma das tácticas mais utilizadas por presidentes das câmaras e juntas de freguesia radica na realização de inúmeras obras no seu último ano de mandato, nas vésperas das eleições autárquicas. Alguns populares assumem que é a típica "caça ao voto", outros afirmarão que o que importa é ver obra feita - desde que esta tenha um efeito duradouro. 
Da nossa parte, pensamos que ambas as interpretações são correctas. É claro que existe estratégia política e vontade de causar uma boa impressão antes do acto eleitoral, mas também não é menos verdade que dali nascem intervenções que favorecerão a comunidade. Agora é óbvio que cada um tomará o prisma que achar mais conveniente.
2017 será pois um ano de muito desenvolvimento local por este país fora. Importa deixar uma boa imagem para continuar a justificar a confiança popular.
Em relação ao caso concreto do município de Ovar, e não obstante o facto de reconhecer um bom trabalho do actual executivo, a verdade é que não estão imunes à crítica. É claro que há estratégia política e algum populismo implícitos, mas também não é menos verdade que, se cumprirem a promessa de requalificação do Esmoriztur e se a Barrinha recuperar grande parte da sua dignidade em 2017, merecerão todos os elogios da parte da comunidade esmorizense. Mas é importante que as obras sejam bem feitas e que, como disse, sejam para durar! Os projectos terão de ser sólidos, e não frágeis ou destinados a fraquejar no curto prazo.
Apesar de tudo, há-que reconhecer que o actual executivo, liderado por Salvador Malheiro, trouxe agora uma esperança rejuvenescida para a evolução de Esmoriz e para a resolução dos dois principais dossiers que afectavam, já há vários anos, a nossa localidade (Barrinha de Esmoriz e Esmoriztur). Pelo menos, ninguém lhe poderá negar esse mérito.



Resultado de imagem para esmoriz

Foto meramente exemplificativa
Retirada do Site - Ovar Novos Rumos



Nota-Extra - Relativamente ao trabalho do executivo da Junta de Freguesia de Esmoriz, cremos que tem sido bastante positivo e equilibrado ao longo dos últimos 3 anos, tendo em conta as limitações orçamentais que nem sempre cobrem todas as necessidades de uma cidade em crescimento como é Esmoriz. Também nos parece que os presidentes das outras juntas de freguesia (do concelho de Ovar) têm cumprido bem o seu trabalho de servir a comunidade local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário