sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Extra-Esmoriz LXVII - Inaugurado Monumento aos Combatentes do Ultramar em Ovar


Inauguração do Monumento e Memorial aos Combatentes Vareiros da Guerra do Ultramar

“Um dia com muito significado e emoção que ficará marcado na História de Ovar”


Foi sob o brilho dos raios de sol num dia dedicado à Imaculada Senhora da Conceição, que centenas de pessoas acorreram, hoje, à cerimónia civil e militar de inauguração do Monumento e Memorial aos Combatentes ovarenses que faleceram na Guerra do Ultramar, marcada pela comoção, orgulho e gratidão. Segundo palavras do presidente da Câmara Municipal de Ovar “Este é um dia com muito significado e emoção, que ficará marcado na História de Ovar”.
A cerimónia civil e militar teve lugar no Jardim Almeida Garrett, em Ovar, espaço nobre da cidade onde foi implantando o monumento e memorial, projetado pelo reconhecido escultor João Antero e que contou com a colaboração e presença dos ramos das Forças Armadas, seguindo-se uma missa Requiem campal.
Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, começou por cumprimentar todos os presentes, destacando a presença do Brigadeiro General Francisco Xavier de Sousa “o facto de a mais alta autoridade militar presente ser um vareiro confere um brilhantismo a esta cerimónia ainda maior”, o escultor João Antero, a quem agradeceu pela extraordinária obra, sublinhando que “ultrapassou todas as nossas expetativas”, e aos combatentes e respetivas famílias.
Num discurso caracterizado pela emoção, sentimento e reconhecimento, Salvador Malheiro declarou que “este é um dia com muito significado e emoção, que ficará marcado na História do Município de Ovar”, explicando que “uma sociedade que não homenageia os seus heróis, também não os merece. E, hoje, estamos a praticar uma ação de justiça, uma ação de cidadania pura, em que o povo vareiro finalmente homenageia os seus militares que partiram para a Guerra do Ultramar”.
O autarca recordou que “A Guerra do Ultramar teve uma grande influência no Município de Ovar. Vimos partir muito jovens, muitos homens. Foram mais de quatro mil. E O Município de Ovar ficou mais pobre… Por todo o território, as tanoarias, as cordoarias, as companhas, os campos de milho, a indústria perdeu os seus trabalhadores. Até os nossos carnavais foram diferentes. Mas acima de tudo, perdemos homens que, no final do dia, não podiam partir o pão no seio da sua família. E o que recebemos em troca?”, questionou o autarca, “recebemos uma série de órfãs e órfãos, mães sem filhos e tempos de solidão. A gente de Ovar é gente que sofreu muito e sofreu com as ausências mortais”. Acrescentando que “Tivemos a sorte e o privilégio de grande parte desses militares ter voltado. E o sorriso retornou a Ovar. E Ovar voltou a estar na senda do progresso. E trouxe-nos ainda valores decisivos a nós, que somos filhos de Abril. Infelizmente houve os que foram e não voltaram… Mas, hoje, perante as suas famílias, sabemos que estão no céu felizes e orgulhosos da sua terra e nós também estamos orgulhosos por, finalmente, podermos homenagear os nossos heróis”, concluindo que “Hoje passaram a ter o seu nome gravado e em lugar de destaque neste monumento e memorial. Vocês são os nossos Heróis”.




Registo publicado na Página da Câmara Municipal de Ovar no Facebook
(Veja-se: https://www.facebook.com/cm.ovar/?fref=ts)



O nosso comentário - Apesar de algumas ressalvas quanto à configuração e à localização adoptadas para o monumento, a verdade é que importa relevar o gesto de reconhecimento prestado a todos aqueles que serviram a nação portuguesa na Guerra do Ultramar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário