sábado, 31 de dezembro de 2016

Os Melhores de 2016 e os Momentos Mais Marcantes (Âmbito Local - Esmoriz)

Meus caros leitores, é altura de fazermos um balanço local do ano civil de 2016. Por outras palavras, iremos aqui revelar as principais personalidades que se evidenciaram em Esmoriz, durante os últimos 365 dias. As decisões que, em seguida, serão elencadas partiram da iniciativa de um grupo de seis pessoas, sendo que todas elas se comprometeram ao dever de rigor e isenção. Ainda assim, não foi fácil deliberar, visto que, ao nível da produção associativa, este foi um ano muito positivo para a cidade. Houve várias pessoas que se destacaram, mas infelizmente apenas poderemos relevar o contributo de algumas delas.
Neste último dia de 2016, iremos então distinguir (embora não tenhamos prémios para oferecer) as personalidades/ colectividades que mais se destacaram na nossa terra.



PERSONALIDADE DO ANO




Imagem nº 1 - Leandro Cruz é, neste momento, o nome mais sonante da cultura esmorizense. 2016 foi o ano da sua afirmação no panorama nacional, com várias participações em programas televisivos. Juntamente com a sua irmã Bárbara Pinho, tem encantado os portugueses. O músico apresentou ainda o seu novo álbum "Acordar" pela Editora Espacial.



REVELAÇÃO DO ANO



Imagem nº 2 - Vencedor do projecto "Ponto Jovem" (Orçamento Participativo) e principal mentor do novo órgão de comunicação social local - "Juízo de Bancada", Emanuel Bandeira é já um talento confirmado na Cidade de Esmoriz. O seu empenho em prol da nossa terra tem sido incansável, participando inclusive em eventos públicos de notável relevância.
Também é justo reconhecer o papel dos outros colaboradores do "Juízo de Bancada", nomeadamente Ricardo Marques, Pedro Silva e Tânia Pedrosa.



LEGADO DE OURO
(Distinção póstuma)



Imagem nº 3 - O escritor António Maria partiu neste ano de 2016. Foi uma das grandes perdas para a cultura local. Deixou-nos muita poesia e claro uma sabedoria ímpar sobre a história e as tradições esmorizenses. Atribuímos este reconhecimento em honra da sua memória.



COLECTIVIDADE DO ANO



Resultado de imagem para ESMORIZ GINÁSIO CLUBE

Imagem nº 4 - Com mais três títulos alcançados nas camadas jovens (iniciados e juniores masculinos, infantis femininos), o Esmoriz Ginásio Clube tornou-se na instituição esmorizense mais produtiva de 2016. Neste momento, a equipa ocupa ainda, ao nível dos seniores masculinos, um sensacional quinto lugar na I Divisão Nacional de Voleibol.



PRESTÍGIO ASSOCIATIVO



Resultado de imagem para QUARTEL BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS ESMORIZ

Imagem nº 5 - A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz comemorou 85 anos de existência em 2016. Os nossos soldados da paz voltaram a ser determinantes no auxílio às populações, ora combatendo incêndios ora atenuando as consequências de graves acidentes.



MOMENTOS MAIS MARCANTES


EPISÓDIO DE OURO



Imagem nº 6 - O arranque das obras da Barrinha de Esmoriz no dia 16 de Setembro de 2016, após várias décadas de espera. Mérito da Sociedade Pólis, do Ministério do Ambiente e das autarquias de Ovar e Espinho. Por outro lado, é justo ainda realçar a inauguração da Habitação Social na Praia de Esmoriz bem como a recriação da nova Praça dos Combatentes do Ultramar, louros que vão directamente para a gestão do executivo municipal liderado por Salvador Malheiro.



EPISÓDIO DE PRATA




Imagem nº 7 - A Exposição comemorativa da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz sobre os sessenta anos de existência do Jornal - A Voz de Esmoriz. A iniciativa teve lugar no dia 9 de Abril de 2016 no átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz (espaço que constituiu igualmente uma das novidades positivas deste ano) e presenteou, durante mais de um mês, os visitantes com a exibição das colectâneas de jornais e da sua maquinaria primitiva.



EPISÓDIO DE ENXOFRE




Imagem nº 8 - A inscrição apressada de 418 novos militantes do PSD na concelhia de Ovar a poucos meses das eleições distritais do PSD Aveiro. Segundo o Correio da Manhã e o Jornal de Notícias, as inscrições inerentes aos apoiantes da candidatura de Salvador Malheiro (que enfrentaria Ulisses Pereira nas urnas) incluíam várias situações insólitas, nomeadamente o facto de 77 dos novos militantes possuírem o mesmo número de telemóvel, enquanto 17 residiriam numa pequena casa em Esmoriz embora sem qualquer relação familiar. O PSD Ovar refutou as acusações públicas de Ulisses Pereira e o processo acabou por ser arquivado pelo Conselho de Jurisdição do PSD. Mas enquanto tudo rolou na comunicação social, presenciou-se certamente uma bronca à portuguesa, com certeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário