quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Maceda reavivou o espírito de Natal

No âmbito da iniciativa “Maceda Vila Presépio 2016”, a freguesia de Maceda tem procurado celebrar a quadra natalícia de uma forma mais intensa e original. A junta local liderada por Miguel Silva promoveu uma série de iniciativas que envolveriam a participação da comunidade macedense. 
Dentro deste contexto, foi inaugurada uma Fábrica de Brinquedos (também conhecida como “Oficina do Pai Natal”) destinada à confecção de brinquedos solidários, foi promovido um sarau solidário que congregou colectividades e associações (promoveu-se aqui à recolha de bens alimentares e de outros produtos), e ainda foi organizada uma exposição colectiva de presépios no edifício da Junta de Freguesia Local. Também apurámos que foi consubstanciado um “Presépio Vivo” ao largo da mencionada Junta, bem como houve ruas da vila que tiveram direito a exibir o seu próprio presépio.
No entanto, um dos pontos mais altos decorreria no dia 8 de Dezembro, quando o “Pai Natal” chegou à Fábrica de Brinquedos. Aliás, não foi apenas um “Pai Natal”, mas sim vários. O cortejo animaria as ruas de Maceda, fazendo as delícias dos mais novos. Participariam igualmente neste corso membros do Grupo de Motards Km27 e do Centro Cultural e Recreativo de Maceda (CCRM SAC).
Naquela oficina, seriam produzidos diversos brinquedos entre os dias 12 e 16 de Dezembro, sendo depois viabilizada uma exposição com tais objectos entre os dias 17 e 18 do mesmo mês. Por fim, e terminada a exposição, decorreria uma cerimónia de entrega dos brinquedos à figura mítica do Pai Natal, de forma a que aqueles bens materiais fossem posteriormente enviados para as crianças carenciadas de Malema (Moçambique). Afinal, o espírito de Natal também é isto mesmo – lembrarmo-nos de todos aqueles que estão em sofrimento neste mundo e tentar fazer algo para que consigamos, ao menos, arrancar-lhes um pequeno sorriso durante esta quadra.
Além da junta local, há a registar a colaboração das associações, das escolas EB1 da Estrada e EB 2/3 de Maceda, de catequistas e de inúmeros cidadãos voluntários que uniram esforços para que a sua vila fosse dotada de um Natal diferente, onde a alegria, a fantasia e o dinamismo foram partes integrantes do projecto que culminaria com um aparato especial e exemplar.




Imagem nº 1 - O Corso ou Cortejo do Pai Natal pelas ruas de Maceda decorreu no dia 8 de Dezembro.




Imagem nº 2 - Várias ruas da vila tiveram o seu próprio presépio construído por iniciativa dos moradores. Este situa-se na rua 25 de Novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário