sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Duas novas rubricas culturais serão apresentadas em 2017

Nos últimos dias, decidimos tomar algumas decisões no que diz respeito à linha editorial deste blogue. Em primeiro lugar, e após acordo verbal com a conceituada página Juízo de Bancada, mais vocacionada para a vertente desportiva local e nacional, optámos por começar a partilhar as suas crónicas desportivas, embora respeitando os devidos créditos ou direitos de autor. Achamos que não fazia qualquer sentido haver duas cronicas em simultâneo sobre uma mesma partida de futebol ou voleibol. A partir de agora, citaremos na nossa página de Facebook o link daquela página com as crónicas dos resultados desportivos verificados ao fim de semana, mas partilharemos igualmente o conteúdo das mesmas aqui (embora sem ser citado o link deste blogue no Facebook) para aqueles nossos visitantes que não têm acesso às redes sociais. Acho que é um acordo ou uma parceria em que todos ficam a ganhar. No entanto, isto não impede que não possamos publicar outras notícias de cariz desportivo (nomeadamente actividades), embora as mesmas não façam alusão a qualquer jogo disputado.
Contudo, e já a pensar no próximo ano de 2017 (onde o blogue assinalará meia década de existência), assumimos agora o compromisso de lançar duas novas rubricas que sairão quinzenalmente aos fins-de-semana (duas vezes por mês). Por outras palavras, serão duas iniciativas que se intercalarão entre si. Por exemplo, no primeiro fim-de-semana, sairá uma rubrica, depois no fim-de-semana seguinte, será lançada a outra, e assim se intercalarão sucessivamente. Só muito raramente, e por motivos ocasionais, é que as duas poderão ser publicadas num mesmo fim-de-semana.
Exposto isto, a primeira rubrica que iremos lançar intitula-se "Pérolas Históricas de Esmoriz", onde iremos noticiar alguns dos acontecimentos mais marcantes da evolução da localidade. Compromete-nos a encetar uma viagem até ao passado, tentando elucidar o leitor sobre as imensas vicissitudes que acompanharam a identidade da nossa terra. Como é óbvio, tal exigirá investimento de tempo em pesquisa, e como é lógico, a magnífica obra "Esmoriz e a sua História" de Aires de Amorim (mas não só!) assumirá uma relevância natural ao longo deste projecto.
A segunda rubrica que também irá para o ar já em Janeiro de 2017, designa-se "Versos cá da Terra". Por outras palavras, publicaremos poemas de autores que sejam oriundos cá de Esmoriz ou que mantenham uma ligação muito íntima com a nossa cidade. Como é lógico, intentaremos expor poemas de autores diferenciados (embora a lista de que dispomos não seja muito alargada devido ao confinamento geográfico), de forma a assegurar uma variedade saudável. Por isso, iremos mergulhar nos livros de poesia já publicados por autores locais. Além disso, estamos receptivos a receber poemas de pessoas (por via e-mail: cuscodeesmoriz@hotmail.com) que queiram igualmente participar, mesmo que nunca tenham publicado qualquer obra. Também pequenos textos de prosa (pequenos contos, fábulas...) serão aceites, desde que o seu tamanho não exceda duas páginas. Recordamos que os autores devem ser naturais ou residentes em Esmoriz. Com esta rubrica, pretendemos estimular e valorizar a expressão e a veia cultural da comunidade esmorizense. 
Contem connosco para divulgar o melhor da cultura local.



Resultado de imagem para escrita

Imagem nº 1 - Duas novas rubricas serão estreadas em 2017 neste blogue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário