domingo, 12 de março de 2017

Emmanuel Banda no Olimpo Africano

É oficial - a Zâmbia venceu, pela primeira vez, na sua história - a CAF ou Taça das Nações Africanas em sub-20 (embora já tenha sido vencedora da prova, por uma vez, em seniores, na edição de 2012). Apesar de ter sido a nação anfitriã, poucos esperavam que a Zâmbia conseguisse vencer algumas selecções que se apresentaram na competição com maior reputação futebolística. 
No onze base desta selecção zambiana (ao longo do torneio), pontificava um vulto bem conhecido dos esmorizenses - Emmanuel Banda, médio de 19 anos do Sporting Clube de Esmoriz. O atleta chegou mesmo a apontar um golo na prova, mais concretamente diante do Mali (na vitoriosa goleada por 6-1). Cremos que é, a primeira vez, que um atleta pertencente aos quadros do Sporting Clube Esmoriz consegue vencer uma prova internacional legitimada pela FIFA. 
De forma a chegar à final, a Zâmbia venceu o Grupo B, com 3 vitórias em 3 jogos (9 pontos), registando triunfos diante da Guiné Conacri (1-0), do Mali (6-1) e do Egipto (3-1). Nas meias-finais, a equipa eliminou a África do Sul por 1-0 (após prolongamento). Na final, disputada na tarde deste Domingo, no estádio "National Heroes Stadium" em Lusaka (com capacidade para 50 mil pessoas), os zambianos festejaram um título inédito ao nível das camadas de formação, ao derrotar o finalista Senegal por 2-0 com tentos apontados ainda na primeira parte por Patson Daka (16 min) e Edward Chilufya (35 min). Em ambas as ocasiões, o guarda-redes senegalês não ficou bem na fotografia.
É um dia de sonho para o jovem atleta do Sporting Clube de Esmoriz que, nesta final, apenas seria substituído aos 94 minutos.




Inauguration of Edgar Lungu.jpg

Imagem nº 1 - O National Heroes Stadium reavivou momentos de glória. A Zâmbia é vencedora da Taça das Nações Africanas em sub-20.
Direitos - Wikipédia



Resultado de imagem para zambia u-20

Imagem nº 2 - O espírito colectivo fez a diferença neste torneio.




Resultado de imagem para emmanuel banda zambia u-20

Imagem nº 3 - Emmanuel Banda em acção diante do Mali. O jovem médio do Sporting Clube de Esmoriz esteve em bom plano da CAF U-20 (2017).
Retirada de: http://footballpremium.com/africa/zambia-u20-demolish-mali-in-seven-goal-thriller/





Imagem nº 4 - Os jogadores festejam o título conquistado perante uma enchente que lotou o estádio.
Foto - Associação de Futebol da Zâmbia



Nota-Extra- Poderá acompanhar os momentos da festa do povo zambiano em: https://www.facebook.com/FootballAssociationZambia/?fref=ts, (Página da Associação de Futebol da Zâmbia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário