quarta-feira, 1 de março de 2017

Rescaldo da situação actual à beira-mar

Na madrugada de ontem (terça-feira), o mar galgou o paredão da Praia Velha em Esmoriz, provocando danos na rua dos Pescadores e na faixa terminal da Avenida da Praia. A Protecção Civil foi prontamente accionada, de forma a manter a segurança no local.
Hoje, quarta-feira, fomos visitar a zona afectada. O mar parece estar agora mais calmo, e visualizamos ainda cerca de 10 funcionários da Câmara Municipal de Ovar e da Junta de Freguesia de Esmoriz a operar na rua dos Pescadores (interdita à circulação automóvel) de forma a remover o lamaçal bem como os pedregulhos do paredão que para ali foram movidos pela força das águas. Foi observada ainda a presença de pequenos tractores com o intuito de facilitar os trabalhos de limpeza.
Ainda assim, a fúria do mar causou algumas inundações e derrubou mesmo a estrutura de apoio, em madeira, que fora erigida em cima do paredão da Praia Velha e que era utilizada por todos aqueles cidadãos que gostavam de mirar o mar em dias mais calmos. Além disso, esse mesmo espaço assumia um papel especial aquando das Festas em Honra do Nosso Senhor dos Aflitos e da Nossa Senhora da Boa Viagem, pois era ali que o pároco Fernando Campos fazia a tradicional bênção ao mar.
Também o passeio frontal do parque de lazer da Praia da Barrinha foi ocupado parcialmente por um pequeno manto de areia, e o mar empurrou inclusive a lixeira do areal mais cá para cima.
Situação semelhante foi vivida igualmente na Praia do Furadouro, onde o mar também galgou as ténues barreiras defensivas ali existentes.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário