sexta-feira, 31 de março de 2017

Turismo não ocasiona grande impacto para a economia local

No passado dia 11 de Março, a Rotary Club de Ovar organizou o seminário “Ovar e a Economia do Futuro”. A iniciativa teve lugar no auditório da Escola Secundária José Macedo Fragateiro e contou com a participação de empresários, gestores, quadros dirigentes de empresas, responsáveis políticos e responsáveis do mundo académico e estudantes. No evento, estiveram representadas diversas entidades como a Câmara Municipal de Ovar, a Universidade de Aveiro, a Universidade de Coimbra, o Porto de Aveiro, o Ecoparque de Estarreja, Sanjotec, Yazaki, Bosch, Safina, Flymaster Avionics, Jacinto Marques Oliveira, Kirchhoff, MecWide, Mub Cargo e Ovargado. Com esta actividade, pretendeu-se consubstanciar um debate que envolvesse a comunidade na reflexão sobre os desafios económicos e sociais que se esperam nos tempos vindouros.
No entanto, o debate foi também profícuo em conclusões e análises estatísticas da realidade actual, sendo que uma delas viria mesmo a surpreender a própria plateia. Dentro deste contexto, Domingos Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Ovar e um dos oradores convidados do evento, admitiu que o sector do turismo representa apenas um por cento do total do volume de negócios concelhios, segundo estatísticas mais recentes. No entanto, Domingos Silva salienta que estes números, menos aliciantes, não fazem desanimar o executivo, relembrando que, em 2016, registaram-se 65 mil dormidas no concelho. 
Ainda assim, os números reflectem a necessidade de adopção de novas estratégias que visem o maior aproveitamento e divulgação dos cartões-de-visita do município.
A autarquia já fez saber que tenciona tornar Ovar num polo de atracção de empresas.
O seminário da Rotary Club Ovar foi considerado um sucesso, dado que mobilizou um número considerável de cidadãos, além de ter congregado diversas perspectivas empresariais sobre um “amanhã” que está aí à porta.





Foto - OvarNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário