sábado, 25 de março de 2017

Sobre a "Universidade do Mar" que não nasceu em Esmoriz

Há umas poucas décadas atrás, falou-se na eventualidade de Esmoriz albergar uma Universidade do Mar. Houve inclusive cidadãos que estavam inclusive dispostos a financiar essa iniciativa. Um deles foi, sem dúvida, o Professor António Maria que tal predisposição confessaria posteriormente em entrevista concedida ao Jornal A Voz de Esmoriz em 2015.
Infelizmente, o projecto acabou por não ter seguimento, talvez por falta de verbas ou viabilidade futura.
No entanto, caso tivesse avançado, Esmoriz poderia ter congregado hoje alguns dos eruditos mais sonantes das ciências marítimas. Poderia ser berço de muitas teses de mestrado e doutoramento, e quem sabe, um dos principais pólos culturais do distrito de Aveiro. E até teria tudo para estabelecer uma parceria sólida com a Marinha Portuguesa. Aliás, Portugal tem uma das maiores áreas marítimas do globo, pelo que seria vantajosa a criação de tal universidade.
Um instituto superior em Esmoriz daria mais crédito à cidade, e muito provavelmente, motivaria uma adesão considerável de participantes e visitantes.
Além disso, o desenvolvimento de Esmoriz foi materializado de braços dados com o mar através da pesca e da arte xávega. Aqui poderiam realizar-se imensas conferências e exposições sobre esta infindável temática. No entanto, também é certo que o projecto poderia ter sido um fiasco, caso a adesão de estudantes fosse mínima. 
Ainda assim, muitos cidadãos defendiam que se deveria ter experimentado a sugestão para aferir do seu grau de viabilidade. 
Apesar de tudo, este foi um dos projectos muito badalados da década de 90 e do início do actual século, contudo nunca passou da teoria das palavras para a prática no terreno.
Como seria hoje a cidade se o projecto tivesse avançado? Teria ou não um grande impacto no seu desenvolvimento? Não teria feito a diferença? Haveria retorno do investimento? Seria uma meta irrealista?
Perguntas para as quais não temos resposta.



Resultado de imagem para navio portugues

Imagem nº 1 - Navio "Escola Sagres".
Retirada do Site VortexMag

Nenhum comentário:

Postar um comentário